Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telescópio Hubble vê galáxia com buraco negro supermassivo “escondido”

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Abril de 2022 às 13h54

Link copiado!

ESA/Hubble & NASA, D. J. Rosario, A. Barth/L. Shatz
ESA/Hubble & NASA, D. J. Rosario, A. Barth/L. Shatz

A galáxia NGC 7172, lar de um buraco negro supermassivo oculto por poeira, foi registrada em uma nova imagem do telescópio espacial Hubble. Esta é uma galáxia do tipo espiral localizada a cerca de 110 milhões de anos-luz da Terra, cujo centro é luminoso graças ao buraco negro em atividade ali.

Em um primeiro momento, a NGC 7172 pode até parecer uma galáxia espiral comum observada de lado, marcada por longas estruturas de poeira. Mesmo assim, não se engane: esta galáxia tem um núcleo bastante ativo e brilhante, que revela aos astrônomos um pouco do que ocorre ali.

Confira a imagem:

Continua após a publicidade

Ao observá-la em diferentes comprimentos de onda ao longo do espectro eletromagnético, os astrônomos descobriram que esta galáxia guarda alguns processos interessantes. “A NGC 7172 é uma galáxia Seyfert, um tipo de galáxia com núcleo intensamente luminoso e ativo alimentado pela matéria em acreção em um buraco negro supermassivo”, explicou a NASA, em um comunicado.

Quando gás e poeira caem em buracos negros supermassivos no centro das galáxias, estes objetos emitem ventos e jatos de luz brilhantes e poderosos. As emissões deles podem ser detectadas como luz em todo o espectro eletromagnético, indo desde os raios X até a luz infravermelha e ondas de rádio. Já os buracos negros que não estão em atividade não emitem luz, ficando "escondidos" de detecções.

As observações foram conduzidas como parte de um estudo de núcleos galácticos ativos próximos. A imagem é composta por dados coletados pelos instrumentos Advanced Camera for Surveys e Wide Field Camera 3, ambos do telescópio espacial Hubble.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA