Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Esta galáxia abriga estrelas de idades variadas orbitando um buraco negro

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Fevereiro de 2022 às 16h26

Link copiado!

Dark Energy Surv./NOIRLab/NSF/Miller/Zamani & de Martin
Dark Energy Surv./NOIRLab/NSF/Miller/Zamani & de Martin

Jovens estrelas da galáxia NGC 1566, existentes ao redor do buraco negro supermassivo no coração dela, foram capturadas em uma nova imagem. Também conhecida como Spanish Dancer (ou “Dançarina Espanhola”, na tradução literal) em função de seus braços em espiral, a galáxia foi registrada pelo instrumento Dark Energy Camera, instalado no observatório chileno Cerro Tololo Inter-American.

Localizada em direção à constelação Dorado, a cerca de 70 milhões de anos-luz da Terra, a galáxia NGC 1566 é do tipo espiral. Seus braços parecem rodopiar ao redor do núcleo galáctico, assim como os braços de uma dançarina rodopiando — daí, ela acabou conhecida pelo apelido “Dançarina Espanhola”. Na nova imagem, a galáxia aparece voltada para nós, e sua localização e composição a tornam um objeto de interesse para estudos em campos variados da astronomia.

Confira a imagem:

Continua após a publicidade

Na foto, há estrelas de diversas idades. As mais jovens estão nos braços azulados da Dançarina Espanhola, marcados pelo brilho destas estrelas separadas por caminhos de poeira. Como são ricos em gases, os braços da galáxia constituem o ambiente ideal para a formação estelar. Já as regiões avermelhadas, mais próximas do coração da galáxia, são ricas em estrelas mais antigas — em 2010, astrônomos conseguiram observar uma delas explodindo na supernova SN2010el.

A área central da NGC 15667 é dominada por um buraco negro supermassivo. Esta região representa um enigma para os astrônomos: é que há emissões luminosas no núcleo, sendo que a luz vinda de lá varia ao longo de algumas centenas de dias. Até o momento, não se sabe ao certo como classificar este comportamento, e os processos que ocorrem por lá são desconhecidos.

Além de tantas características curiosas, a Dançarina Espanhola é de grande interesse para os astrônomos porque está na lista das 19 galáxias que serão estudadas pelo telescópio James Webb. Como é voltado principalmente para observações na luz infravermelha, o Webb poderá identificar estrelas ocultas pela poeira da NGC 1566, ajudando os cientistas a entender melhor a formação estelar nesta e em outras galáxias.

Continua após a publicidade

Fonte: NOIRLab; Via: Space.com