Publicidade

Telescópio Hubble tem chance de sobreviver a troca de componente, diz NASA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Julho de 2021 às 07h00

Link copiado!

Telescópio Hubble tem chance de sobreviver a troca de componente, diz NASA
Telescópio Hubble tem chance de sobreviver a troca de componente, diz NASA
Tudo sobre NASA

As chances de salvar o telescópio Hubble com um componente de backup são agora um pouco mais concretas, de acordo com um comunicado da NASA emitido nesta quinta-feira (8). A agência espacial informou ter concluído com sucesso um teste dos procedimentos necessários para a troca, que poderá ocorrer já na próxima semana.

Em 13 junho, o computador de cargas úteis do Hubble apresentou uma falha e parou de funcionar. Desde então, a NASA tenta encontrar a origem do problema, enquanto todas as observações astronômicas do instrumento foram paralisadas. Apenas funções vitais eram mantidas, assim como a órbita programada, para que o telescópio não fosse danificado pela radiação solar.

Sem a possibilidade de visitar o Hubble agora, como fizeram nos tempos dos ônibus espaciais, os técnicos da NASA se viram obrigados a trocar o componente, ativando uma unidade que nunca fora usada no espaço. São componentes fabricados na década de 1980, e o computador de backup não foi ligado desde sua instalação em 2009. Ainda assim, a NASA já havia dito, há algumas semanas, que testes foram realizados para se certificar de que ele é confiável o suficiente para ser ativado.

Continua após a publicidade

Apesar de os testes fornecerem um certo grau de confiança, a troca do hardware é algo arriscado, porque tudo será feito remotamente. “As únicas coisas que podemos tentar são coisas que podem ser feitas por comando”, disse o diretor da divisão de astrofísica da NASA, Paul Hertz. “Você não pode realmente colocar as mãos e mudar o hardware ou pegar uma voltagem, então isso se torna muito desafiador”, acrescentou ele.

Na próxima semana, a NASA deverá publicar novas atualizações sobre o assunto. O Hubble já superou (e muito) sua expectativa de vida, mas, enquanto o seu substituto James Webb não estiver operacional, o Hubble ainda é fundamental para a astronomia feita no mundo inteiro. O lançamento do James Webb está bastante atrasado, mas a NASA espera que isso enfim aconteça no final deste ano.

Continua após a publicidade

Fonte: Futurism