Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Computador do telescópio Hubble apresenta falhas e NASA inicia restauração

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Junho de 2021 às 15h40

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Em março, a equipe de controle da missão do telescópio espacial Hubble levou um susto com uma falha de hardware do instrumento, que suspendeu temporariamente as observações. Agora, houve um novo imprevisto: o computador de cargas úteis do telescópio apresentou uma falha no último domingo (13), que causou uma parada inesperada no funcionamento. A equipe de operações se prepara para alterná-lo por um dos módulos reserva, nesta quarta-feira (16).

Esse computador é um dispositivo que foi criado para controlar e coordenar os instrumentos científicos instalados a bordo do telescópio. Então, após a parada ocorrida no fim de semana, o computador principal parou de receber um sinal de retorno padrão entre este dispositivo e o de carga útil, que indica que as operações estão normais. Em seguida, o computador posicionou todos os instrumentos científicos na configuração do modo de segurança.

Continua após a publicidade

A equipe do centro de controle da missão chegou a reiniciar o computador de cargas úteis na segunda-feira (14), mas a falha voltou a se repetir. Após analisar os dados do ocorrido, a equipe está investigando a possibilidade de o problema ter ocorrido em função da degradação do módulo de memória do telescópio. Então, depois que o módulo for alternado, o computador deverá retomar o funcionamento durante um dia para a equipe verificar se o problema foi solucionado. 

Se tudo correr bem, os instrumentos científicos serão reiniciados posteriormente para o Hubble seguir com as operações normais. O computador de carga útil é um sistema que foi construído na década de 1980, substituído pela última vez durante a última missão de manutenção do Hubble, realizada em 2009. Felizmente, o módulo tem vários níveis de redundância que podem ser utilizados em situações assim, servindo como o sistema primário quando for necessário. 

Fonte: NASA