Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telescópio Hubble fotografa par de galáxias “peculiares”; veja a imagem

Por| Editado por Rafael Rigues | 01 de Junho de 2022 às 09h10

Link copiado!

NASA, ESA, and B. Holwerda/ G. Kober
NASA, ESA, and B. Holwerda/ G. Kober

Esta foto do telescópio espacial Hubble mostra o par de galáxias espirais IC 4271. Também chamada “Arp 40”, a dupla fica a cerca de 800 milhões de anos-luz de nós e é composta por uma galáxia menor sobreposta a uma maior, ativa e classificada como “Seyfert".

A foto foi produzida a partir de dados coletados pelo telescópio Hubble durante observações para estudos sobre o papel da poeira na distribuição de energia nos discos de galáxias pouco massivas. Durante o trabalho, o Hubble acompanhou seis pares de galáxias, um à frente do outro.

Graças à sensibilidade do instrumento Wide Field Camera 3, foi possível capturar dados que renderam a imagem abaixo:

Continua após a publicidade

Na foto temos uma galáxia de Seyfert, classificação dada àquelas que têm linhas de emissão brilhantes. Estas galáxias são consideradas ativas, ou seja, têm buracos negros supermassivos em seus núcleos acumulando matéria e emitindo radiação. Geralmente, os núcleos delas ficam ainda mais brilhantes quando são observados em comprimentos de onda além do espectro visível. No caso de IC 4271, a maior é uma galáxia Seyfert do Tipo II, ou seja, é uma fonte bem brilhante de luz visível e infravermelha.

O instrumento que coletou os dados da foto é sensível a uma ampla variedade de comprimentos de onda do espectro eletromagnético, e ajudou os pesquisadores a mapear o disco de poeira da galáxia no primeiro plano detalhadamente na luz ultravioleta, quase infravermelha e visível; estes comprimentos de onda aparecem em violeta, vermelho e nas demais cores, respectivamente.

Fonte: NASA