Publicidade

Telescópio espacial Hubble retoma as observações após erro de software

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Março de 2021 às 12h06

Link copiado!

Reprodução/NASA
Reprodução/NASA
Tudo sobre NASA

Nesta semana, o telescópio espacial Hubble deu um susto na equipe responsável pela missão: após uma falha de software, o telescópio, que já passa dos 30 anos de operações, entrou em modo de segurança, o que acabou causando alguns outros problemas. Agora, de acordo com novas informações da NASA, o Hubble voltou ao trabalho e as observações foram retomadas na noite de quinta-feira (11), conforme o prazo estimado pela agência espacial após o ocorrido.

Segundo a equipe de operações da missão, o erro do software veio de uma melhoria que foi instalada recentemente na espaçonave para ajudar a compensar a flutuação de um dos giroscópios que a equipam. Estes dispositivos medem a velocidade de rotação, e são usados para ajudar o Hubble a se posicionar e fixar no alvo desejado. Entretanto, eles determinaram que a melhoria não tinha permissão para inserir uma localização específica na memória do computador.

Continua após a publicidade

Isso acabou causando um problema com o computador principal de voo e, assim, fez com que o telescópio entrasse no modo de segurança. Neste modo, o telescópio fica em uma configuração estável até que soluções possam ser implementadas em solo para que o problema seja corrigido e, assim, retome as operações normais. Os controladores da missão conseguiram resolver o problema por enquanto ao desativar o software, e devem realizar testes com uma nova versão antes de enviá-la ao telescópio.

Contudo, o modo de segurança acabou causando mais alguns problemas ao Hubble. Ele possui uma porta na parte superior, que se fecha e protege os componentes sensíveis no interior da espaçonave contra a luz solar durante o modo de segurança, o que pode danificar os componentes. Essa porta deve se fechar automaticamente com o modo de segurança, mas, pela primeira vez, isso não aconteceu. Depois de analisar o ocorrido, os engenheiros descobriram que a porta foi fechada após trocarem o motor atual pelo reserva, que foi configurado para funcionar como motor primário. Por fim, a câmera Wide Field Camera 3 também acabou sofrendo um erro inesperado durante a recuperação do modo de segurança.

Ainda não há mais detalhes sobre o ocorrido, mas a NASA declarou que as observações com este instrumento vão ficar suspensas enquanto os engenheiros investigam o que aconteceu. Felizmente, os outros instrumentos seguem funcionais.

Continua após a publicidade

O problema da vez e os demais ocorridos relacionados são um lembrete do tempo de operação já avançado do telescópio: ele foi lançado em abril de 1990 e, desde então, cinco manutenções foram feitas durante a era dos ônibus espaciais, sendo que a última ocorreu em maio de 2009. Embora componentes essenciais no interior do Hubble, como o giroscópio e as baterias, estejam em bom estado, é possível que ele apresente alguma falha irreversível em algum momento, que pode ser capaz de pôr um fim em sua missão histórica.

Fonte: Hubble