Telescópio Espacial Hubble entra em modo de segurança após falha de sistema

Telescópio Espacial Hubble entra em modo de segurança após falha de sistema

Por Wyllian Torres | Editado por Patrícia Gnipper | 09 de Março de 2021 às 11h15
NASA

NASA revelou que o equipamento astronômico mais querido de todos os tempos, o Telescópio Espacial Hubble, entrou em modo de segurança após uma falha em seu software. Apesar disso, todos os sistemas do telescópio parecem funcionar normalmente e a equipe responsável segue otimista para seu retorno em breve.

O modo de segurança é uma dinâmica padrão em naves espaciais e satélites, sempre ativado quando alguma anomalia em seu sistema é detectada. Dessa maneira, não ocorrem danos maiores e, embora algumas das falhas alertadas sejam graves, a maioria costuma ser simples de resolver.

É importante ressaltar que o Hubble faz parte de uma missão conjunta entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA), lançado em 1990, e segue com mais de 30 anos em operação, por isso a grande apreensão por qualquer falha apontada. Com tantos anos de atividade, já é de se esperar que o telescópio apresente alguns pequenos problemas, mas ninguém quer o Hubble parado, certo?

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A última vez em que o Hubble nos deu um susto foi em 2018, quando o sistema acusou falha em dois de seus seis giroscópios, peças fundamentais para o movimento do telescópio, e o telescópio então entrou em modo de segurança. O problema foi resolvido e as observações continuaram em seguida. Agora, a equipe segue trabalhando para retornar com as atividades do Hubble em segurança e dar continuidade às operações científicas.

Telescópio Espacial Hubble em órbita (Imagem: Reprodução/NASA/ESA

No momento, resta aguardar por mais notícias quanto à solução do erro no software, e torcer para que tudo volte a funcionar normalmente em breve. O Hubble tem importância inestimável para a astronomia, contribuindo com suas incríveis descobertas. Nosso olhar e compreensão sobre o universo nunca mais foram os mesmos desde que suas atividades começaram.

Fonte: Space.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.