Publicidade

Telescópio da NASA flagra buracos negros "assoprando" refeição para esfriá-la

Por  | 

Compartilhe:
Mark A. Garlick
Mark A. Garlick

Se você já se queimou ao tomar seu café, sabe da importância de assoprar alimentos e bebidas antes de consumi-los. Agora, pesquisadores descobriram que buracos negros, alguns dos objetos mais misteriosos do universo, fazem algo parecido: dados do telescópio Chandra, da NASA, mostraram que eles parecem disparar gases frios na matéria aquecida antes de devorá-la. 

Os corações das grandes galáxias abrigam buracos negros supermassivos, titãs cósmicos que alcançam facilmente de milhões a bilhões de vezes a massa do Sol. Alguns são tranquilos, enquanto outros disparam jatos poderosos de matéria quase à velocidade da luz

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Pois bem, astrônomos usaram o Chandra e o Very Large Telescope (VLT) para observar os buracos negros mais massivos conhecidos no interior de sete aglomerados galácticos. Foi assim que eles descobriram que os jatos disparados por eles se chocam com o meio interestelar, composto pelo gás quente entre os aglomerados.

O impacto abre cavidades no gás, permitindo que estruturas filamentares complexas se formem tanto no gás quente e ionizado quanto no frio. Depois, o gás que esfriou cai de volta para o centro do aglomerado galáctico, alimentando novamente o buraco negro supermassivo e causando novas explosões. 

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Nature Astronomy.

Leia também:

Vídeo: Como tirar foto da lua?

Fonte: Space.com

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*