Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tanque de água e headset VR recriam a sensação de ver a Terra do espaço

Por| 07 de Julho de 2020 às 21h20

Link copiado!

Tanque de água e headset VR recriam a sensação de ver a Terra do espaço
Tanque de água e headset VR recriam a sensação de ver a Terra do espaço

Você já ouviu falar no termo "overview effect" (ou "efeito de visão geral", em tradução livre)? É assim que chamam a mudança cognitiva que ocorre em astronautas quando eles veem a Terra do espaço e, então, acabam mudando a maneira como compreendem nosso planeta, a sociedade e a vida como um todo, a bordo de uma pequena, frágil e acolhedora "bola azul". E uma startup promete recriar essa experiência fantástica sem que ninguém precise sair do planeta para isso.

A SpaceVR trabalha com experiências espaciais virtuais há alguns anos, e oferece a seus clientes a experiência do overview effect aqui na Terra. Como? Resumindo bastante, basta um tanque de flutuação e um headset de realidade virtual à prova d'água.

Continua após a publicidade

Para recriar a sensação de flutuação, são dissolvidos 550 kg de Sais de Epsom (composto mineral que, diluído ao banho, ajuda a relaxar o organismo) em 1.000 litros de água. Essa mistura aumenta a densidade da água e faz com que o usuário se sinta flutuando, como se estivesse num ambiente de microgravidade. Enquanto isso, o headset exibe imagens da Terra vista do espaço - sendo que essas imagens são da própria startup, que irá lançar um satélite ao espaço em um foguete da SpaceX para gravar novas imagens em 4K. A ideia é que os futuros clientes recebam transmissões quase que ao vivo em seus headsets enquanto experimentam a sensação de "gravidade zero".

A experiência parece incrível, e a empresa se orgulha de ter recebidos relatos de clientes satisfeitos, estampando-os em vídeos em seu site oficial. Também é por meio de seu site que interessados em vivenciar o overview effect sem sair da Terra devem fazer uma reserva. Vale ressaltar que a experiência oferecida pela startup só está disponível nos Estados Unidos.

Fonte: Wired