Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup testa motor de foguete movido a plástico reciclado pela primeira vez

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Novembro de 2021 às 13h01

Link copiado!

Captura de Tela/Pulsar Fusion
Captura de Tela/Pulsar Fusion

O primeiro motor de foguete híbrido, que é movido a plástico reciclado, foi testado com sucesso pela startup britânica Pulsar Fusion. O combustível do sistema é feito de polietileno de alta densidade (PEAD) e oxidante de óxido nitroso — uma abordagem nada convencional para impulsionar foguetes, que demandam muita energia.

O primeiro teste com o motor híbrido foi conduzido na base militar do Ministério da Defesa do Reino Unido, em Salisbury. O PEAD é um elemento comum na produção de produtos plásticos, como garrafas de bebidas. No entanto, ser usado como combustível de foguete é uma novidade.

Continua após a publicidade

O CEO da Pulsar, Richard Dinan, comemorou o sucesso do teste em território inglês. “A Pulsar está entre as poucas empresas ao redor do mundo que construíram e testaram essas tecnologias”, acrescentou Dinan, além de destacar o excelente trabalho da equipe de cientistas.

A startup também realizou uma demonstração internacional para clientes da indústria espacial no dia 25 de novembro, na Suíça. Se hoje o lixo plástico é um dos maiores problemas do mundo, usá-lo como combustível pode ser parte da solução.

Segundo a Pulsar, um de seus principais objetivos com o motor é combater a propulsão por fusão nuclear — a qual garante, em teoria, viagens mais rápidas e a redução de cargas pesadas de combustível. Mas isso não parece fazer muito sentido, uma vez que a fusão nuclear confere um fonte de energia quase ilimitada.

Continua após a publicidade

Ainda assim, a startup pretende realizar uma demonstração com um motor de propulsão híbrido em um teste estático até 2025 e, se tudo der certo, enviar o sistema para uma avaliação em órbita em 2027.

Fonte: Via Futurism