Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup quer minerar asteroides e deve lançar 1ª missão já neste ano

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Janeiro de 2023 às 15h05

Link copiado!

BENG-ART/Pixabay
BENG-ART/Pixabay

A AstroForge, startup focada na mineração de asteroides, quer iniciar seus trabalhos ainda neste ano. O primeiro lançamento deve acontecer em abril, com um foguete da SpaceX, e irá testar uma técnica para refinar platina a partir de uma amostra de material semelhante ao de asteroides. Já o segundo deve acontecer em outubro e irá buscar algum asteroide próximo da Terra para mineração.

Anunciadas no ano passado, as missões têm o objetivo geral de reduzir os altos custos envolvidos na extração de metais do grupo da platina na Terra. Sim, a ideia é extraí-los de asteroides no espaço.

A empresa espera também que este processo ajude a reduzir as emissões de poluentes, liberados durante a mineração de elementos raros na Terra, por não trazer ao nosso planeta o material para refinamento. “Faremos o refinamento no próprio asteroide”, explicou Matthew Gialich, CEO da empresa.

Continua após a publicidade

Depois, a AstroForge planeja lançar uma missão totalmente comercial para ir bem além da influência gravitacional da Terra. Para isso, a empresa quer “pegar carona” no lander lunar da Intuitive Machines, que será lançado à Lua pela SpaceX. Quando chegar ao nosso satélite natural, a nave da AstroForge seguirá viagem em busca de algum asteroide de interesse para mineração. A empresa não revelou possíveis candidatos para serem minerados — e não deverá fazê-lo até concluir a mineração.

Tudo dando certo com estes dois primeiros voos, a AstroForge tem planos de lançar uma terceira missão, com o objetivo de pousar uma nave no asteroide identificado. Então, já está nos planos uma quarta missão que, além de pousar, irá extrair e refinar os metais para, depois, trazê-los à Terra.

Fonte: Bloomberg