Publicidade

Starship: estrondo de foguete da SpaceX é tão alto que pode danificar prédios

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
SpaceX
SpaceX

O foguete Starship, da SpaceX, rompeu a barreira do som em seu último lançamento, causando um estrondo forte o suficiente para danificar construções em solo. É o que descobriram cientistas liderados por Kent Gee, físico da Universidade Brigham Young, após analisar dados do quinto teste de voo do foguete, realizado em outubro. 

Considerado o maior e mais poderoso foguete já construído, o Starship é composto pelo foguete homônimo e pelo propulsor Super Heavy. Segundo os autores, o veículo emite som quase dez vezes mais alto que o Falcon 9, também da empresa. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Eles descobriram que os moradores da South Padre Island e Porto Isabel — que ficam a alguns quilômetros de Starbase, onde acontecem os lançamentos da SpaceX — foram expostos a um som equivalente a ficar a apenas 60 m de um Boeing 747 durante a decolagem. 

Quando o Starship foi lançado, o impacto sonoro em Porto Isabel foi de 105 decibéis, comparável ao som de um show de rock. Após o retorno do booster Super Heavy, o som máximo percebido lá e em South Padre Island foi de 125 decibeis, algo próximo de ouvir de perto o disparo de uma arma.

Em outubro, a empresa de consultoria sonora Terracon conduziu testes próprios e independentes do estudo atual. A análise foi solicitada por oficiais de Porto Isabel, e mostrou que a pressão máxima do som ali chegou a 144,6 decibéis enquanto o foguete descia. 

Os níveis são maiores que o esperado. Aliás, a onda de som e pressão atmosférica causada pelo lançamento podem inclusive aumentar os riscos de danos estruturais, como quebra de vidros e queda de objetos em locais próximos, como é o caso de Porto Isabel. 

“Somos totalmente a favor do desenvolvimento econômico e do trabalho que a SpaceX está fazendo”, disse Jared Hockema, administrador de Port Isabel, ao New York Times. “Queremos apenas que o desenvolvimento econômico ocorra de uma maneira que siga a lei e não prejudique os residentes existentes ou o meio ambiente.”

Segundo ele, os alarmes nos carros foram disparados durante o teste de voo em outubro. Ainda, vários moradores vêm relatando pequenos danos observados durante os lançamentos da SpaceX, mas por enquanto, não há dados oficiais da contagem total. 

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*