SpaceX vai lançar outro lander privado à Lua em 2024
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

A japonesa ispace vai tentar pousar um rover na Lua pela segunda vez em breve. Em um comunicado publicado na quinta (12), a companhia anunciou que vai lançar seu lander Resilience e o rover Tenacious com um foguete Falcon 9, da SpaceX, em dezembro.
Takeshi Hakamada, fundador e CEO da empresa, revelou que a montagem e integração do lander está concluída. “O local de pouso foi decidido, e as preparações para a Missão 2 estão avançando de forma estável”, comentou.
Desta vez, a missão vai ser enviada com destino a um local perto do centro de Mare Frigoris, uma grande planície de basaltos que se estende por 1.400 km no norte da Lua. O local foi escolhido tanto por questões de engenharia e operação da missão como por seu valor científico.
O lander Resilience vai levar cinco cargas úteis; entre elas, está um equipamento de eletrólise, um módulo para a produção de alimentos, uma sonda de radiação e uma placa comemorativa do Instituto de Pesquisa da Bandai Namco.
A outra carga útil é, claro, o rover Tenacious, um pequeno robô que mede apenas 26 cm. Ele vai levar uma câmera de HD e a chamada “Moonhouse”, uma casinha vermelha criada pelo artista Mikael Genberg.
Esta vai ser a segunda vez em que a ispace tenta pousar um rover na Lua. A primeira aconteceu em abril de 2023, quando a empresa tentou descer seu rover HAKUTO-R ao nosso satélite natural; no entanto, a borda de uma cratera confundiu o sensor de altitude do lander, levando a uma colisão com a superfície lunar.
Já o novo lander Resilience foi inspirado em seu antecessor, mas conta com um software novo e ajustes que podem ajudar a cumprir o objetivo de descer em segurança à Lua.
Fonte: ispace