Polaris Dawn | Cápsulas da SpaceX não têm câmara de descompressão
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela | •

Nesta quarta (21), a SpaceX publicou fotos das suas espaçonaves Crew Dragon que vão voar em breve. A dupla de veículos vai ser usada no lançamento das missões Polaris Dawn e Crew-9, programados para os dias 27 de agosto e 24 de setembro, respectivamente.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Essas são as naves espaciais que vêm levando humanos ao espaço há seis décadas
“Dragons duplas se preparando para voar antes das missões Polaris Dawn e Crew-9”, escreveu a SpaceX em uma publicação no X/Twitter nesta quarta (21). As fotos mostram as espaçonaves em uma instalação de processamento na Flórida, Estados Unidos.
A Polaris Dawn é a primeira de três missões do Programa Polaris, iniciativa apoiada pelo bilionário Jared Isaacman. A missão inaugural do programa vai levar Isaacman, Scott Poteet e as engenheiras da SpaceX Sarah Gillis e Anna Menon para uma viagem de cinco dias na órbita da Terra.
Para que caminhada espacial da missão aconteça, a cápsula Dragon terá uma abertura na escotilha, que desta vez conta com um novo motor para isso. Não há eclusa de descompressão, no entanto, o que difere dos procedimentos tradicionais de spacewalking da ISS, por exemplo. A câmara de descompressão é o que permite que o restante da nave fosse isolado do vácuo no espaço.
Para que a caminhada espacial aconteça em segurança na missão da SpaceX, os quatro astronautas terão de vestir seus trajes espaciais durante o spacewalk e respirar oxigênio puro direto deles. Para evitar qualquer problema relacionado à doença descompressiva, será necessário que realizem procedimentos de pré-respiração. O sistema da Dragon diminui gradualmente a pressão interna enquanto a pressão parcial de oxigênio aumenta, procedimento que por si já descarta o nitrogênio resultante.
Crew-9
Vale lembrar que a Crew-9 vai ser a nona missão operacional lançada pela SpaceX para a NASA. A missão rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) vai contar com o cosmonauta Alexsandr Gorbunov, junto dos astronautas Nick Hague, Zena Cardman e Stephanie Wilson, todos da agência espacial norte-americana.
No entanto, a tripulação pode sofrer uma mudança. É que a NASA está avaliando a possibilidade de usar a nave Crew Dragon para trazer os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore à Terra — eles estão na ISS desde junho, quando chegaram lá a bordo da nave Starliner, da Boeing.
Desde então, o veículo sofreu uma série de problemas. Se a agência concluir que é perigoso demais usar a Starliner para a viagem de volta, vão lançar a Crew-9 com apenas dois astronautas a bordo, para que os assentos restantes do veículo sejam ocupados por Williams e Wilmore.
Fonte: Space