Publicidade

SpaceX lança Starship e reutiliza booster pela 1ª vez; foguete explodiu de novo

Por  | 

Compartilhe:
SpaceX
SpaceX

A SpaceX lançou na terça-feira (27) o Starship, o maior e mais poderoso foguete já criado, em seu 9º teste de voo. A missão marcou a primeira reutilização do Super Heavy, o propulsor do veículo, que acabou explodindo. O estágio superior Starship teve destino semelhante. 

O Starship foi lançado às 20h37 (horário de Brasília) das instalações de Starbase, no Texas. O booster Super Heavy foi reutilizado pela primeira vez e, diferentemente das missões anteriores, foi usado em alguns experimentos novos durante seu retorno à Terra.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Um deles era uma manobra controlada ao invés de aleatória, que fez com que mergulhasse na atmosfera da Terra em um ângulo diferente. Os experimentos forçaram o Super Heavy até seus limites e afetaram o perfil de voo do booster, que deveria ter descido às águas do Golfo do México; entretanto, o propulsor explodiu cerca de seis minutos e 20 segundos depois do início do voo. 

Já o Starship — a espaçonave propriamente dita — apresentou melhorias na performance. O veículo alcançou o espaço em uma trajetória suborbital parecida com aquelas dos testes de voo 7 e 8. O foguete deveria ter liberado réplicas de satélites Starlink, mas como sua porta de cargas úteis não abriu, a SpaceX desistiu da tentativa de liberação. 

Cerca de 30 minutos depois do lançamento, o foguete começou a tombar devido a vazamentos em seus sistemas de tanques. Como resultado, a SpaceX acionou novamente um dos motores Raptor do foguete enquanto estava no espaço e suspendeu a tentativa de pouso no mar. No fim das contas, o Starship explodiu sobre o Oceano Índico durante a reentrada. 

Futuro do foguete Starship

Vale lembrar que, como o Starship está em desenvolvimento, é esperado que incidentes do tipo aconteçam. Embora a SpaceX não tenha conseguido todos os dados que planejou para o voo, a empresa está ciente do progresso alcançado até aqui e já se prepara para a próxima missão. 

“Esse é exatamente o jeito da SpaceX”, disse Jessie Anderson, gerente de engenharia de produção da SpaceX, na live do voo. “Vamos aprender, repetir e repetir várias vezes até descobrirmos como fazer.”

Continua após a publicidade

Com 123 m de altura, o Starship foi projetado para ser completa e rapidamente reutilizável. O veículo é a aposta de Elon Musk, bilionário e fundador da SpaceX, para levar humanos a Marte, e promete também ser usado no programa Artemis, que vai levar novos astronautas à superfície da Lua

Leia também:

Vídeo: A Lua está enferrujando?

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*