Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX já tem mais da metade da primeira geração de satélites Starlink em órbita

Por| Editado por Rafael Rigues | 16 de Maio de 2022 às 18h17

Link copiado!

Divulgação/SpaceX
Divulgação/SpaceX

A SpaceX já colocou em órbita terrestre mais da metade do total de satélites previstos para a primeira geração da constelação Starlink. A marca foi atingida após dois lançamentos realizados na sexta-feira (13) e sábado (14) passados. As recentes missões entregaram 106 novos membros da constelação usando foguetes Falcon 9.

O primeiro lançamento foi realizado a partir da Base Vandenberg da Força Espacial dos EUA, na Califórnia, por volta das 19h07 (horário de Brasília). Menos de 24 horas depois outro Falcon 9 decolou a partir da Space Launch Complex 40, na Base de Cabo Canaveral da Força Espacial dos EUA, na Flórida.

Continua após a publicidade

Cada um deles entregou um novo lote de 53 satélites. No segundo lançamento, o primeiro estágio do Falcon 9 pousou com sucesso na embarcação “Of Course I Still Love You” cerca de nove minutos após a decolagem.

Enquanto isso, o estágio superior seguiu seu voo para colocar as novas unidades em uma órbita a 310 km de altitude. O sucesso da operação foi confirmado pela equipe da SpaceX uma hora depois do lançamento. A missão de sexta seguiu o mesmo cronograma.

Com isso, a SpaceX concluiu a 20ª missão Stalink neste ano. Durante as próximas semanas, os satélites usarão seus propulsores de íons para se ajustarem a uma órbita operacional de 540 km de altitude. Agora, a constelação Starlink passa a ter 2.321 unidades em funcionamento ao redor da Terra.

Continua após a publicidade

Este número é mais da metade da primeira geração da frota, que terá 4.408 satélites. Quando a rede estiver completa, os satélites serão distribuídos em cinco “conchas” orbitais, em diferentes altitudes e inclinações para cobrir todo o globo.

A rede é dedicada a fornecer internet de alta velocidade até os lugares mais isolados do mundo, incluindo clientes potenciais como os militares dos EUA — e a SpaceX tem trabalhado para oferecer o serviço em voos comerciais. Atualmente, a Starlink está disponível em 32 países.

Vale lembrar que a SpaceX almeja uma constelação de 42 mil unidades e, por enquanto, a Starlink é a maior frota de satélites estabelecida na órbita da Terra. Em segundo lugar, vem a OneWeb que já lançou 428 dos 648 satélites planejados para a primeira geração de sua constelação.

Um novo lote de satélites Starlink deve ser lançado na próxima quarta-feira (18), a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.

Continua após a publicidade

Fonte: Via Spaceflight Now