SpaceX adia lançamento da Polaris Dawn para 27 de agosto
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela | •

No X (antigo Twitter), a Space X anunciou que o lançamento da missão Polaris Dawn foi adiada para a próxima terça-feira (27). Inicialmente, a empresa espacial de Elon Musk pretendia enviar a tripulação, através da cápsula Crew Dragon, na segunda (26).
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Polaris Dawn | Cápsulas da SpaceX não têm câmara de descompressão
Composta por Jared Isaacman, Scott Poteet, Sarah Gillis e Anna Menon, a tripulação da Polaris Dawn chegou há dois dias no centro de lançamento da Flórida. Agora, estão realizando os últimos ajustes da missão que deve entrar para a história, com a primeira caminhada espacial feita por civis (ou “turistas espaciais”).
"A nova data dá tempo adicional para as equipes concluírem as verificações pré-voo antes do lançamento na próxima semana", explicou a SpaceX, em postagem.
Detalhes do lançamento da SpaceX
Com o adiamento, a nova previsão é que a missão da SpaceX seja lançada na próxima terça (27), a partir das 04h38 no horário de Brasília (07h38 GMT), do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida (EUA).
No total, a viagem na órbita da Terra deverá durar cinco dias e chegará a lugares mais distantes do que qualquer outra missão comercial já esteve.
Missão Polaris Dawn
Durante a missão, serão usados, pela primeira vez, os novos trajes espaciais para atividades extraveiculares (ou EVAs, na sigla em inglês), da SpaceX.
Em paralelo, deve ocorrer a primeira caminhada espacial comercial da história, já que nenhum dos membros da tripulação trabalha para a NASA ou para outra agência espacial governamental de outro país. Para o spacewalk, a cápsula Dragon foi modificada para ter uma abertura escotilha, permitindo que a equipe possa sair.
Vale lembrar ainda que a Polaris Dawn é apenas a primeira de três missões do Programa Polaris, iniciativa apoiada pelo bilionário Isaacman (que é também membro da tripulação).