Polaris Dawn | SpaceX envia civis ao espaço com sucesso
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela | •
A SpaceX lançou a missão Polaris Dawn nesta terça (10) com um foguete Falcon 9 e uma cápsula Crew Dragon modificada. A espaçonave leva o bilionário Jared Isaacman, que vai ser o comandante, o piloto Scott Poteet e as especialistas de missão Sarah Gillis e Anna Menon, ambas engenheiras na SpaceX.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Polaris Dawn | Astrônomo comenta riscos da missão comercial da SpaceX
O Falcon 9 deixou a plataforma 39A no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 6h24 no horário de Brasília, após um adiamento devido às condições meteorológicas desfavoráveis. Esta não é a primeira mudança no cronograma: na verdade, a missão seria lançada no fim de setembro, mas a SpaceX mudou os planos por questões técnicas e condições inadequadas.
Agora, a Crew Dragon vai completar algumas órbitas até chegar à altitude máxima de 1.400 km, levando a tripulação para a maior distância já alcançada por uma missão tripulada desde a era Apollo. Ainda, a órbita vai tornar Menon e Gillis as primeiras mulheres a chegarem tão longe no espaço.
Esta missão promete a primeira caminhada espacial totalmente realizada por civis, outro marco histórico. O spacewalk deve acontecer a 700 km de altitude no terceiro dia da missão e o esperado é que dure três horas. A atividade vai contar com Isaacman e Gillis, que vão sair completamente da Crew Dragon; enquanto isso, os outros dois tripulantes permanecem na cápsula.
Diferentemente da Estação Espacial Internacional, a Crew Dragon não tem câmara de descompressão. Por isso, a cápsula vai ser completamente despressurizada para o spacewalk, exigindo que todos os membros da tripulação vistam os novos trajes espaciais EVA, da SpaceX. Os trajes foram desenvolvidos pela empresa especialmente para proteger a tripulação das condições do espaço.
A missão deve durar cinco dias, período em que a equipe planeja conduzir mais de 30 de experimentos. Um deles envolve imagens em raios X da radiação nos Cinturões de Van Allen, que são grandes anéis de partículas energéticas que cercam a Terra. No fim da Polaris Dawn, a Crew Dragon vai trazê-los de volta para pousar no litoral da Flórida, nos Estados Unidos.
Financiada por Isaacman, a Polaris Dawn seria lançada originalmente em 2022. Contudo, a missão foi adiada várias vezes enquanto a SpaceX trabalhava nos novos trajes espaciais e modificava o interior da cápsula Crew Dragon.
Este é o primeiro lançamento dos três planejados para o Programa Polaris, iniciativa de Isaacman criada para promover a exploração espacial privada. Ainda, as missões vão arrecadar fundos para o Hospital de Pesquisa Infantil Saint Jude.
Abaixo, você confere a reprise do lançamento: