SpaceX conclui missão da 1ª caminhada espacial privada da história
Por Renan da Silva Dores • Editado por Luciana Zaramela |
Neste domingo (15), às 4h36 da manhã no horário de Brasília, a tripulação da Polaris Dawn retornou à Terra e concluiu um feito histórico ao finalizar a missão que contou com a primeira caminhada espacial privada. Resultado de investimentos da SpaceX, o projeto englobou ainda uma série de experimentos e um teste de videochamada usando a rede da Starlink, além de marcar o ponto mais distante do planeta em que o ser humano esteve desde o Programa Apollo, finalizado em 1975.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Quantas horas são na Lua? É isso que a NASA está tentando decifrar
A confirmação veio por meio das redes sociais da própria SpaceX, que fotografou o momento em que a cápsula Dragon, que transportava os quatro tripulantes, caiu nas águas de Dry Tortugas, na Flórida (EUA).
Os civis Jared Isaacman, Scott “Kidd” Poteet, Sarah Gillis e Anna Menon decolaram na terça-feira (10), passando os últimos cinco dias orbitando o planeta a uma altitude de 737 km — na fase inicial da missão, a equipe chegou a ultrapassar os 1.400 km, um recorde desde o fim do programa que levou o homem à Lua.
Nesse período, foram realizados 36 experimentos que buscam avanços tanto na medicina terrestre, quanto na dedicada a missões espaciais, junto a outro feito histórico: a primeira caminhada espacial privada. Preparada para testar a versão mais recente do traje espacial da SpaceX, a spacewalk durou duas horas, e foi considerada por especialistas como a mais arriscada já feita.
Ainda durante a operação, os tripulantes testaram a tecnologia de comunicação e transmissão de arquivos via laser da Starlink, pela qual foi realizada uma chamada de vídeo de 40 minutos de duração. Na ocasião, a engenheira Sarah Gillis, que também é violinista, transmitiu um vídeo em que toca o instrumento no interior da espaçonave.
Celebrando o sucesso, o perfil da Polaris Dawn no X (antigo Twitter) destacou como a conquista inicia "uma nova era dos voos espaciais comerciais", e promete que "ainda há muito mais por vir". O desfecho positivo abre margem para projetos mais ambiciosos, e possibilita que a SpaceX dê mais um passo rumo a investimentos maiores no desenvolvimento do turismo espacial, que já conta com forte concorrência.
Fonte: via Engadget