Sonda Solar Dynamics captura “sorriso” do Sol
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •

Enquanto estuda a atmosfera solar, o observatório Solar Dynamics, da NASA, capturou uma imagem para lá de simpática do Sol. A foto foi publicada nesta quarta-feira (26), e mostra nosso astro com algumas aberturas coronais posicionadas de um modo que lembram um rosto sorridente.
- Explosão solar, erupção e tempestade solar: qual a diferença?
- Vídeo incrível mostra uma erupção solar "de perto"
As aberturas coronais ocorrem na coroa solar aparecem em cor escura em imagens do ultravioleta extremo e raios X. A diferença de cor ocorre porque estas aberturas são mais frias e menos densas do que o plasma e campos magnéticos ao redor delas.
Confira a nova foto:
Duas das aberturas coronais lembram olhos brilhantes, enquanto a terceira, na parte inferior da foto, lembra um belo sorriso. Esta imagem é um ótimo exemplo da pareidolia: não há nenhum rosto feliz em nosso astro, mas graças à pareidolia, nosso cérebro identifica algo parecido com a expressão em um padrão puramente aleatório.
Rostos e sorrisos à parte, a posição destas aberturas coronais foi uma feliz coincidência — com o perdão pelo trocadilho. Elas podem aparecer a qualquer momento e em qualquer lugar no Sol, mas são mais comuns durante o mínimo solar, o período de menor atividade no ciclo de nosso astro.
As mais persistentes delas formam fluxos do vento solar, repletos de partículas eletricamente carregadas. Como permitem que o vento solar escape mais facilmente, elas contribuem para a formação de fluxos relativamente velozes destas partículas.