Publicidade

Grande explosão solar causa blecaute de rádio em todo o território dos EUA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Outubro de 2022 às 15h24

Link copiado!

NASA/SDO/Helioviewer.org
NASA/SDO/Helioviewer.org

Uma grande explosão emergiu do Sol no domingo (2), às 16h53 no horário de Brasília. Cerca de 30 minutos depois, o fenômeno chegou ao seu ápice. A explosão liberou grande quantidade de radiação eletromagnética em direção ao nosso planeta, que causou blecautes de rádio em todos os Estados Unidos — e parece ter afetado também as equipes de resgate e emergência, trabalhando após passagem do furacão Ian no país.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) classificou o blecaute com R3, de forte intensidade. A explosão foi de intensidade X1 (a mais fraca dentro da categoria das mais fortes), e o blecaute causado provavelmente afetou as equipes de resgate usando rádios de 25 MHz para se comunicarem, enquanto trabalhavam nas áreas com redes de telefonia afetadas pelo furacão. “Meteorologistas, por favor, informem as equipes de resposta e resgate do furacão Ian”, disse Tamitha Skov, astrofísica do clima espacial.

Continua após a publicidade

Segundo ela, um modelo de previsão da NASA mostrou que efeitos da explosão nas camadas superiores da atmosfera terrestre pode também ter influenciado os sistemas de GPS, tornando-os indisponíveis ou diminuindo a precisão deles. Já uma explosão solar mais leve, ocorrida algumas horas após a primeira, causou um novo blecaute de rádio a oeste do oceano Pacífico e na Austrália.

Ambas vieram da mancha solar AR3110, e as duas estavam acompanhadas por ejeções de massa coronal (CME). As CMEs são explosões de partículas magnetizadas da coroa solar, a atmosfera superior do Sol, e as mais intensas podem afetar redes elétricas, sistemas de telecomunicações e até satélites em órbita. Enquanto as explosões solares levam alguns minutos para chegar à Terra, as CMEs demoram desde algumas horas até alguns dias.

Ainda, uma abertura coronal no campo magnético do Sol vem liberando vento solar em nossa direção, com um fluxo de partículas eletricamente carregadas a caminho do nosso planeta. É possível que as CMEs e o vento solar causem tempestades geomagnéticas na Terra nos próximos dias — de acordo com o NOAA, uma tempestade geomagnética do nível G2, considerado moderado, pode ocorrer na terça (4).

Continua após a publicidade

De acordo com o Escritório de Meteorologia do Reino Unido, uma grande mancha emergiu do disco solar, e poderá causar ainda mais explosões e CMEs nos próximos dias. Designada “AR3112”, a mancha se estende por cerca de 130 mil km, sendo considerada uma das maiores observadas no Sol nos últimos anos. “As previsões apontam que a atividade solar deverá ser de moderada a alta, com explosões solares provavelmente ocorrendo da grande região no nordeste e noroeste do Sol”, afirmaram, em um comunicado.

Fonte: SpaceWatchTamitha Skov, NOAA