Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saiba como ver ao vivo o pouso da sonda privada Odysseus na Lua

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Fevereiro de 2024 às 15h40

Link copiado!

Intuitive Machines
Intuitive Machines

Faltam poucas horas para o lander Odysseus tentar pousar na Lua. A espaçonave da Intuitive Machines vai tentar descer a uma pequena cratera a 300 km do polo sul, e se tudo correr bem, esta vai ser a primeira espaçonave privada a pousar em segurança em nosso satélite natural. 

O pouso deve acontecer às 20h24, no horário de Brasília. No entanto, é difícil dizer ao certo o horário em que o Odysseus vai descer à superfície lunar, porque há vários fatores envolvidos — o principal deles é o momento em que a espaçonave acionar seus motores para sair da órbita lunar e iniciar a descida. 

Continua após a publicidade

O procedimento deve acontecer quando faltar uma hora para o pouso, e é necessário para o Odysseus entrar em uma órbita de 100 km de altitude no ponto mais alto e 10 km no mais baixo. A ideia é que o ponto de menor altitude esteja exatamente acima do local desejado para o pouso.

Durante a descida final, o Odysseus vai usar suas câmeras e lasers para se aproximar da superfície lunar, enquanto aciona motores para desacelerar. Segundo a Intuitive Machines, deve haver um atraso de 15 segundos até a confirmação do pouso na Lua. 

Se tudo der certo, o Odysseus vai pousar na cratera Malapert A, uma formação de aproximadamente 69 km de diâmetro. O esperado é que a espaçonave permaneça ativa na Lua por cerca de sete dias, encerrando a missão quando a noite lunar começar. 

A expectativa é grande para o desfecho da IM-1 (nome dado à missão), e não é sem motivo. Além de o possível sucesso marcar o primeiro pouso lunar já feito por uma espaçonave privada, pode representar também o primeiro pouso de uma sonda estadunidense desde aquele da missão Apollo 17, em 1972. 

Como ver online o pouso do Odysseus na Lua

Você pode acompanhar o pouso do lander Odysseus na transmissão da NASA a partir das 19h, no horário de Brasília. Para isso, é só acessar o site da agência espacial ou seu canal no YouTube.

Continua após a publicidade

Outra opção é conferir a transmissão da Intuitive Machines, exibida no site da missão IM-1. Como esta live vai ser semelhante à da NASA, é provável que comece no mesmo horário. 

Fonte: NASA