Sonda Peregrine retorna à Terra hoje (18) após falha em missão lunar
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
O lander Peregrine, da Astrobotic, está chegando ao fim da sua jornada. De acordo com a empresa, a sonda vai atravessar a atmosfera da Terra nesta quinta-feira (18) por volta das 18h, no horário de Brasília.
- Veja quais são as missões espaciais mais importantes de 2024
- Qual foi a última vez que o homem pisou na Lua?
“A Astrobotic posicionou a espaçonave Peregrine para uma reentrada controlada e segura na Terra sobre uma área remota do Oceano Pacífico”, escreveram em um comunicado. Segundo a empresa, a reentrada está sendo continuamente monitorada junto à NASA.
Foi necessário seguir alguns passos para garantir que o Peregrine seguisse na trajetória mais adequada possível. O primeiro deles foi uma sequência de 23 acionamentos breves do seus motores principais.
Depois, as equipes da Astrobotic ajustaram a orientação da espaçonave para que a força vinda do descarte de propelente a levasse para a direção do Oceano Pacífico. “Os procedimentos que a equipe executou foram feitos para minimizar o risco de detritos alcançarem o solo”, acrescentaram.
A sonda Peregrine
O Peregrine foi lançado com destino à Lua em 8 de janeiro com um foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance, mas sofreu um vazamento de propelente. A empresa conseguiu estabilizá-lo apesar do ocorrido, e ativou várias das cargas úteis que levava. Com o vazamento, a tentativa de pouso na superfície lunar, estimada apra acontecer no fim de fevereiro, foi descartada.
Mesmo com a anomalia, o Peregrine continuou operando e seguiu viagem pelo espaço, ficando a 383 mil quilômetros da Terra — o equivalente à distância da Lua ao nosso planeta. Depois, ele iniciou a viagem de volta, seguindo em rota de colisão com a Terra.
Fonte: Astrobotic