Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda manda fotos da Terra vista do espaço enquanto viaja à Lua

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Fevereiro de 2024 às 12h38

Link copiado!

Intuitive Machines via X
Intuitive Machines via X

O módulo de pouso Odysseus enviou na sexta-feira (16) as primeiras fotos que tirou da Terra enquanto viaja à Lua. Se tudo der certo, a sonda da Intuitive Machines vai tentar pousar em uma pequena cratera no polo sul do nosso satélite natural na quinta-feira (22). 

As novas imagens foram divulgadas pela Intuitive Machines em uma publicação no X, o antigo Twitter, e mostram a Terra vista pelos "olhos" do Odysseus. “As fotos foram capturadas pouco depois da separação do segundo estágio [do foguete] da SpaceX, na primeira jornada da Intuitive Machines à Lua sob a iniciativa CLPS, da NASA”, escreveram.

Continua após a publicidade

Na postagem, a empresa se referiu ao programa Commercial Lunar Payload Services. Por meio da iniciativa, a NASA trabalha com empresas dos Estados Unidos para diferentes operações, como integração de cargas úteis e pouso delas na superfície lunar. 

A primeira missão lançada por meio do programa foi da empresa Astrobotic, que tentou enviar seu lander Peregrine à Lua. Uma falha impediu que chegasse ao seu destino, e como resultado, o lander retornou à Terra, sendo queimado na atmosfera. 

Em outra publicação, a empresa destacou que o Odysseus segue em excelente estado. Agora, resta aguardar para saber se a Intuitive Machines vai conseguir pousá-lo na Lua. Se tiver sucesso, este vai ser o primeiro lander privado na história a descer à superfície lunar, sendo também a primeira espaçonave dos Estados Unidos a realizar o feito desde o pouso da missão Apollo 17, em 1972.