Publicidade

Sonda lunar CAPSTONE falha e é colocada em modo de segurança

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Setembro de 2022 às 17h39

Link copiado!

NASA/Daniel Rutter
NASA/Daniel Rutter
Tudo sobre NASA

Após uma falha de comunicação ocorrida em julho, a missão CAPSTONE (sigla de "Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment), da NASA, deu mais um “susto” à sua equipe. Em comunicados publicados pela agência espacial e pela Advanced Space, empresa que gerencia o satélite da missão, uma falha desconhecida fez com que a sonda tombasse além das capacidades dos recursos de controle que ela tem a bordo.

O problema ocorreu durante ou logo após uma manobra de correção de trajetória, realizada no dia 8 de setembro. As equipes de controle em solo perderam contato com a nave por quase um dia inteiro e, quando conseguiram restabelecer a comunicação por meio da rede Deep Space Network, descobriram que os sistemas dos computadores de bordo dela estavam se reiniciando periodicamente.

Continua após a publicidade

Além disso, a nave estava consumindo mais energia do que estava produzindo com seus painéis solares. Eles reconfiguraram os sistemas da nave para estabilizar a situação dela, enquanto avaliam planos de recuperação. No momento, a CAPSTONE segue no modo de segurança e já voltou a gerar mais energia do que a quantidade consumida pelo sistema.

Enquanto investigam o que causou a anomalia, a equipe da missão está preparando a CAPSTONE para uma tentativa de recuperar o controle de atitude dela. Se a operação correr bem, a nave vai voltar a controlar sua orientação e poderá direcionar seus painéis solares para o Sol. Com isso, ela recarregará baterias, repondo a energia gasta durante o procedimento.

A missão CAPSTONE foi lançada em junho rumo à Lua em junho. O satélite da missão tem tamanho parecido com o de um microondas, e testará a estabilidade da chamada órbita de halo quase retilínea — a mesma que a NASA usará para a futura estação Gateway. Além disso, a pequena nave realizará alguns experimenos de comunicação e navegação.

Fonte: NASA