Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda Juno tira foto da 5ª maior lua de Júpiter

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Maio de 2024 às 14h39

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS. Gerald Eichstädt
NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS. Gerald Eichstädt

Amalthea, uma das luas de Júpiter, acaba de ser flagrada pela sonda Juno, da NASA. A agência espacial divulgou recentemente a nova foto do satélite natural joviano sobre a Grande Mancha Vermelha, a maior tempestade do Sistema Solar. 

A foto foi feita em 7 de março, quando a Juno completou seu 59º sobrevoo pelo gigante gasoso. Sua órbita é longa, e a cada 53 dias, ela realiza o chamado “perijove”, nome dado à aproximação máxima do planeta.  

Nas novas fotos, Amalthea aparece como um pequeno ponto escuro em meio à Grande Mancha Vermelha, tempestade que mede mais de 12 mil km de extensão.

Continua após a publicidade

O registro de Amalthea foi feito quando a lua estava a apenas 181 mil km acima do topo das nuvens de Júpiter. 

Esta é a primeira vez que a Juno registrou esta lua, mas vale lembrar que outras missões espaciais já tinham tirado fotos dela. É o caso das sondas Voyager 1 e 2, bem como da missão Galileo, que identificaram pequenas manchas e crateras na lua. 

Saiba mais sobre a lua de Júpiter

Júpiter é orbitado por dezenas de luas, sendo que as mais famosas são io, Europa, Ganimedes e Calisto. Já Amalthea foi a quinta lua descoberta em relação às demais. Ela foi identificada em 1892 pelo astrônomo norte-americano Edward Emerson Barnard.

Apesar de ser a quinta maior lua de Júpiter, Amalthea tem dimensões modestas, medindo apenas 250 km. Os dados da sonda Galileo indicam que a estrutura desta lua é mais parecida com uma pilha de detritos do que com uma rocha sólida propriamente dita.

Fonte: NASA