Publicidade

Sonda japonesa que estuda Vênus perde contato com a Terra

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
JAXA/ISAS/DARTS/Kevin M. Gill
JAXA/ISAS/DARTS/Kevin M. Gill

A Akatsuki, a única missão ativa na órbita de Vênus, perdeu o contato com a Terra. Segundo informações da JAXA, a agência espacial do Japão, a comunicação com a espaçonave foi interrompida no fim de abril. 

Na publicação no X, o antigo Twitter, membros da JAXA escreveram que o contato foi perdido após uma operação naquele mês, executada devido ao que foi descrito como “um período de baixa estabilidade de controle de orientação”.

Para “conversar” com o centro de controle da missão na Terra, a Akatsuki precisa ter orientação estável o suficiente para manter sua antena voltada para nosso planeta. Agora, os membros do Instituto de Ciências Espaciais e Astronáuticas (ISAS) tentam retomar o contato com a espaçonave. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Vamos informar sobre planos futuros assim que estiverem estabelecidos”, acrescentou a equipe da missão em outra publicação. 

O ocorrido se junta a outros “sustos” ocorridos ao longo da missão, lançada em 2010 para estudar o clima de Vênus. Uma falha em seu motor principal a impediu de entrar na órbita do planeta dentro do cronograma esperado pelos cientistas, mas felizmente, eles tiveram outra oportunidade em 2015.

Hoje, a Akatsuki opera em sua missão estendida. Por isso, mesmo que os cientistas não consigam recuperar a espaçonave, ela certamente já trouxe vários dados sobre o clima e dinâmicas atmosféricas de Vênus — por exemplo, foi a Akatsuki que deixou os cientistas mais próximos de entender os processos por trás de uma nuvem grande e escura no planeta.