Publicidade

Sonda da NASA tira foto de vulcão em Marte duas vezes maior que o Monte Everest

Por  | 

Compartilhe:
NASA/JPL-Caltech/ASU
NASA/JPL-Caltech/ASU

A sonda Mars Odyssey, da NASA, tirou uma foto espetacular de Arsia Mons, um dos maiores vulcões de Marte. A foto foi feita em 2 de maio pouco após o nascer do Sol, e mostra o pico do vulcão em meio às nuvens do Planeta Vermelho

Com mais de 20 km de altura e diâmetro de 450 km, Arsia Mons tem quase o dobro do tamanho de Mauna Loa, o maior vulcão da Terra, que chega a apenas 9 km de altura a partir do fundo do mar. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além disso, este é o vulcão mais ao sul em meio aos três do trio Tharsis Montes, encontrados perto do equador do planeta — na direção nordeste fica Olympus Mons, o maior vulcão do Sistema Solar. O alinhamento deles sugere que uma fratura pode ter causado as erupções que formaram os três vulcões. 

Como é bem alto, o topo de Arsia Mons costuma estar coberto por nuvens, que se formam quando o ar expandido, vindo das encostas da sua estrutura, esfria rapidamente. As nuvens ficam ainda mais espessas durante o afélio, quando Marte chega ao ponto mais longe do Sol em sua órbita. 

Isso torna a foto ainda mais interessante: a cobertura de nuvens ali é tão persistente que torna difícil fotografar Arsia Mons, mas esta nova foto da sonda mostra o pico do vulcão de uma forma nunca vista antes. Além disso, esta é a primeira vez que um dos vulcões do trio é fotografado junto do horizonte, ou seja, nós o vemos em uma perspectiva parecida com aquela dos astronautas na Estação Espacial Internacional.

Leia também:

Sonda da NASA captura foto incrível de vulcão em Marte 

Descoberto vulcão em Marte que ficou escondido por 50 anos

Vídeo: ETs vão invadir a Terra? 

Continua após a publicidade

Fonte: NASA