Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda árabe Hope Mars chegará a Marte em 9 de fevereiro de 2021

Por| 10 de Novembro de 2020 às 19h10

Link copiado!

Emirates Mars Mission
Emirates Mars Mission

Em julho deste ano, os Emirados Árabes Unidos lançaram com sucesso sua primeira missão com destino a Marte. A missão Hope Mars, que representa uma nova era da exploração espacial do país, segue viagem com destino ao Planeta Vermelho e, segundo informações dos oficiais do governo do país, a sonda deverá chegar por lá em 9 de fevereiro do ano que vem.

Enquanto segue viagem, a missão realizou com sucesso sua terceira correção de trajetória e já percorreu 60% do caminho até o Planeta Vermelho; agora, a próxima correção de trajetória deverá ser realizada somente em 29 de dezembro, e a equipe da missão em solo vem realizando análises semanais do estado da sonda. A última grande fase da missão será sua inserção na órbita marciana — um momento em que a sonda irá precisar desacelerar para ir para a órbita sem ajuda em tempo real, já que os sinais da Terra iriam demorar pelo menos 13 minutos para alcançá-la.

Continua após a publicidade

A Hope vem realizando algumas observações científicas conforme avança na trajetória e, nos próximos meses, vai observar o hidrogênio próximo de Marte com um espectrômetro e irá examinar a poeira interplanetária. A fase científica da missão será iniciada 75 dias após sua entrada na órbita, que terá amplitude de mil a 49 mil quilômetros acima da superfície do planeta. Assim, a nave deverá ficar em órbita para coletar dados durante pelo menos um ano marciano — que equivale a 687 dias terrestres.

A chegada da missão vai ao encontro do 50º aniversário da formação do país, disseram os oficiais. O príncipe Hamdan bin Mohammed Rashid Al Maktoum acrescentou: “a missão Hope marca o começo de mais 50 anos que vão conferir grandes conquistas baseadas nos campos da ciência, conhecimento e inovação”. Os UAE consideram essa missão como um incentivo à inovação da ciência entre pesquisadores e educadores. Então, se tudo correr bem, os Emirados serão a quinta nação a lançar com sucesso uma missão rumo a Marte, e ficarão atrás dos Estados Unidos, União Soviética, Europa e Índia.

Com o objetivo de trazer ao povo árabe o otimismo e incentivo à inovação, a missão Hope Mars irá estudar a atmosfera do planeta para podermos entender melhor o clima marciano e adquirir conhecimentos sobre o que fez com que Marte perdesse parte de sua atmosfera. Os dados coletados pela missão ficarão disponíveis para universidades e institutos de pesquisa em todo o mundo. Além desta missão, também foram lançadas no mesmo mês as missões Tianwen-1, da China, e Mars 2020, da NASA.

Fonte: Space.com