Publicidade

Sinta-se a bordo da sonda Juno sobrevoando Júpiter de pertinho com este vídeo

Por| 24 de Novembro de 2020 às 19h40

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS
NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS
Tudo sobre NASA

Como seria se pudéssemos viajar em uma nave ao redor de Júpiter? Uma aventura e tanto, sem dúvida alguma, já que este é um dos planetas mais magníficos do Sistema Solar. Suas nuvens, tempestades e tornados de proporções colossais oferecem a qualquer observador um espetáculo sem igual. Por enquanto não é possível passear por lá, mas as sondas espaciais proporcionam uma boa amostra grátis.

Este sobrevoo gravado em vídeo foi criado a partir de 41 imagens capturadas pela sonda Juno no dia 2 de junho, enquanto ela realizava seu 27º sobrevoo em Júpiter. As fotos foram tiradas de diferentes ângulos conforme a espaçonave se movia e depois reunidas para montar este verdadeiro passeio interplanetário virtual.

A nave começou a capturar imagens quando em sua aproximação máxima do topo das nuvens do gigante gasoso, a 3.400 km de distância, atingindo uma velocidade de 209.000 km/h em relação ao planeta. Durante a viagem, conferimos as extensas camadas do maior e mais antigo sistema de tempestades do Sistema Solar, tão densas que não podemos ver o que ocorre no interior do planeta. São tornados, ciclones, ventos em alta velocidade e nuvens espessas que cobrem este mundo gigante de tal modo que tudo abaixo dessas camadas permanece um grande mistério para os astrônomos.

Continua após a publicidade

A famosa Grande Mancha Vermelha aparece aos 2 minutos e 12 segundos após o início do vídeo, mas, antes dela, fazemos um passeio por lugares também muito interessantes. Na verdade, não há nada nessa atmosfera que não nos fascine. As nuvens estão em constante mudança, bem como suas cores. Até mesmo a Grande Mancha Vermelha sofre alterações e não vai durar para sempre.

O vídeo foi produzido pelo cientista cidadão Kevin Gill, que usou dados obtidos na JunoCam, uma iniciativa da NASA que reúne a comunidade de astrofotógrafos e astrônomos amadores da internet para enviar imagens obtidas através de seus telescópios, ajudando, assim, a equipe da Juno em suas missões. No site, claro, também estão as imagens originais da câmera da Juno, que também se chama JunoCam. A trilha sonora é do compositor grego Vangelis, famoso por produzir a trilha sonora de clássicos como Blade Runner e da série Cosmos, de Carl Sagan.

Fonte: NASA/Misson Juno