Carl Sagan

Carl Edward Sagan, Divulgador científico
  • Nascimento

    09 de Novembro de 1934 em Nova Iorque, Estados Unidos

  • Morte

    20 de Dezembro de 1996 em Seattle, Washington, Estados Unidos

Carl Edward Sagan nasceu em 9 de novembro de 1934 em Nova Iorque, Estados Unidos e é conhecido como um dos maiores divulgadores científicos de todos os tempos, sendo cosmólogo, cientista, biólogo, astrofísico e astrônomo. Entre eles, O Mundo Assombrado Pelos Demônios, um dos mais conhecidos.

Participou da Sociedade Astronômica Ryerson durante seu período na Universidade de Chicago, onde se formou em Artes em 1954 e em Ciências, com honras, em 1955. Obteve um mestrado em física no ano seguinte, obtendo doutorado em astrofísica e astronomia em 1960.

Trabalhou na Universidade de Harvard até 1968, indo para Universidade de Cornell em seguida. Entre 1972 e 1981 trabalhou como diretor associado no Centro de Radiofísica e Investigação Espacial de Cornell. Sagan trabalhou como assessor da NASA desde a década de 50, dando conselhos para os participantes do programa Apollo, que levou o homem à Lua.

Ficou bastante conhecido por seu trabalho de divulgação científica, sendo o apresentador do da série Cosmos: Uma Viagem Pessoal (PBS), onde tratou também de outros temas, como a origem da vida.

Também é conhecido pela grande quantidade de livros publicados, com destaques para Os Dragões do Éden: Especulações sobre a Evolução da Inteligência Humana, Contato, Pálido Ponto Azul e Bilhões e Bilhões, além de ter feito a introdução do livro Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking. Morreu em 20 de dezembro de 1996 em Seattle, Washington, Estados Unidos por pneumonia.