Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sinais "suspeitos" são achados durante busca por vida alienígena

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Fevereiro de 2023 às 19h47

Link copiado!

ADDICTIVE_STOCK/Envato
ADDICTIVE_STOCK/Envato

Com a ajuda de uma inteligência artificial, um grupo que busca por vida inteligente em outros planetas vasculhou milhares sinais de rádio vindos do espaço e descobriu oito emissões consideradas "suspeitas". Ainda que não se tratem de sinais gerados por tecnologias alienígenas, os cientistas não saberiam definir o que encontraram.

O algoritimo de aprendizado de máquina desenvolvido por Peter Ma, estudante da Universidade de Toronto, olhou para mais de 150 TB de dados coletados pelo Green Bank Telescope (GBT). Em seguida, mais de 3 milhões de sinais foram analisados pela IA, que selecionou os mais interessantes e reduziu a quantidade para 20.515.

Cada um desses sinais teve que ser analisado individualmente pelos pesquisadores, e apenas oito tinham as características certas para serem candidatos a assinaturas tecnológicas. O principal motivo é que estavam em regiões onde não havia objetos cósmicos conhecidos emitindo rádio naturalmente, além de também não parecerem mera interferência.

Continua após a publicidade

Entretanto, quando a equipe voltou aos telescópios para observar os lugares onde os oito sinais foram encontrados, não havia mais nada. Sem outras observações dos mesmos sinais, é impossível dizer qual era a fonte dos sinais. Então, não foi dessa vez, ainda, que vamos descobrir se estamos acompanhados no universo.

A equipe reconhece que o treinamento da IA pode não estar perfeito. Ela usou tecnoassinaturas extraterrestres simuladas para aprender a encontrá-las, mas os cientistas não sabem como sinais reais de alienígenas poderiam ser. Ou seja, a IA pode ter aprendido a procurar o sinal errado.

O provável é que os oito sinais sejam classificados como interferência anômala, já que essa é a explicação mais plausível. 

Continua após a publicidade

Fonte: New Atlas, The Conversation