Sierra Space explode módulo de estação espacial inflável em teste; veja o vídeo
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela | •

A Sierra Space realizou mais um teste com sua futura estação espacial inflável, que acabou em explosão — mas não se preocupe, tudo foi proposital. Chamado “Teste final de pressão de explosão”, o procedimento foi realizado em junho com um módulo em escala real, medindo 6 metros de altura e 300 metros cúbicos.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Astrofotógrafo flagra proeminência no Sol maior que a distância da Terra à Lua
A estrutura é chamada de “Grande Ambiente Integrado Flexível” (ou “LIFE”, na sigla em inglês). Desta vez, o módulo suportou pressão de 510 Pascal antes de explodir, o suficiente para a Sierra Space verificar a “escalabilidade para estruturas de 10 metros cúbicos e de até 1400 metros cúbicos”.
Segundo a empresa, os resultados do teste mostraram que os níveis de segurança do módulo estavam quatro vezes acima dos requisitos mínimos exigidos pela NASA. O LIFE é feito da chamada fibra Vectran, um tipo de polímero. Quando os filamentos são entrelaçados como se fossem a estrutura de uma cesta e o LIFE é inflado, eles ficam mais fortes.
Confira a explosão:
O novo teste foi conduzido após outro em dezembro, que também teve um desfecho satisfatório. A Sierra Space trabalhou com um módulo menor na ocasião, mas os resultados ficaram significativamente acima dos níveis de segurança exigidos pela NASA.
Estes e outros testes são importantes para a Sierra Space avançar no projeto da Orbital Reef, estação comercial desenvolvida em parceria com a Blue Origin para substituir a Estação Espacial Internacional. Nos próximos passos, a empresa planeja realizar o primeiro teste com a plataforma da futura estação espacial, que vai ter 500 metros cúbicos.
Fonte: Sierra Space