Publicidade

Show de luzes no Halloween! Intensa aurora boreal surpreende no céu noturno

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Novembro de 2021 às 12h10

Link copiado!

surangaw/Envato
surangaw/Envato

No dia 28 de outubro, uma poderosa erupção solar liberou uma grande quantidade de partículas carregadas em direção à Terra. Classificada como X1, esta foi a explosão mais poderosa do atual ciclo de 11 anos do Sol. Ao atingir a alta atmosfera terrestre pouco antes do Halloween, no sábado (30) ela gerou um espetáculo de intensas auroras boreais, vistas até mesmo a partir de latitudes mais baixas que o normal — e os registros são incríveis.

Segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC, na sigla em inglês) dos EUA, a erupção solar produziu uma tempestade geomagnética de classe G3 na atmosfera superior da Terra. A intensidade do fenômeno deixou as auroras boreais tão intensas que puderam ser observadas até mesmo em alguns lugares dos EUA.

Na noite de sábado (30), o fotógrafo islandês John Weatherby compartilhou em seu Twitter um impressionante vídeo revelando parte do espetáculo das luzes boreais.

Continua após a publicidade

As luzes coloridas nos polos da Terra acontecem quando as partículas carregadas do vento solar atingem as partículas presentes na atmosfera superior da Terra, sendo conduzidas pelo campo magnético e, então, produzindo o brilho. Quando o fenômeno acontece no hemisfério Norte, ele é chamado de aurora boreal; já quando as luzes aparecem no polo Sul, levam o nome de aurora austral.

Em tempestades solares intensas, como a da semana passada, o Sol dispara uma grande quantidade de partículas carregadas à Terra, muito mais do que no vento solar rotineiro. De acordo com o SWPC, a massa coronal ejetada no dia 28 de outubro atingiu a Terra a uma velocidade de 3,5 milhões de km/h. O SWPC também informou que, por tamanha intensidade, o espetáculo de luzes se prolongaria até a noite de Halloween no domingo (31) — o que aconteceu de fato.

Continua após a publicidade

Atualmente, o Sol atravessa seu ciclo solar 25. A cada 11 anos, a nossa estrela aumenta sua atividade e, então, a diminui com o passar do tempo — a recente erupção foi a segundo do tipo X do atual ciclo. Confira, a seguir, mais registros incríveis da aurora boreal de Halloween:

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com