Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samantha Cristoforetti é a 1ª mulher europeia a fazer uma caminhada espacial

Por| 21 de Julho de 2022 às 16h30

Link copiado!

Martin Schoeller
Martin Schoeller

A astronauta italiana Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia (ESA) se tornou nesta quinta-feira (21) a primeira mulher europeia a fazer uma caminhada espacial. Ela saiu da Estação Espacial Internacional (ISS) às 12h (horário de Brasília), acompanhada do cosmonauta russo Oleg Artemyev, para trabalhar na instalação do European Robotic Arm (ERA), um braço robótico montado no lado externo da ISS, no módulo russo Nauka.

A caminhada espacial chegou a ser colocada em questão por uma ordem de Dmitry Rogozin, então chefe da agência espacial russa, que não gostou críticas da NASA após seus cosmonautas exibirem, a bordo da ISS, bandeiras de regiões da Ucrânia que foram ocupadas durante a invasão russa do país, em celebração à sua "liberação". Poucos dias depois, Rogozin foi demitido por Putin, e a caminhada restabelecida.

Continua após a publicidade

Aos 45 anos, Cristoforetti é uma veterana de 13 anos na ESA, onde detém o recorde de permanência ininterrupta no espaço por um astronauta europeu (199 dias, 16 horas), conquistado em uma estadia prévia na ISS entre 2014 e 2015. Ela deveria ter feito uma caminhada durante sua primeira missão, mas infelizmente seu traje foi perdido em um acidente com a nave de carga Cygnus Orb-3, que explodiu poucos segundos após o lançamento.

Ela é conhecida por seu lado "nerd", e já foi fotografada a bordo da ISS usando camisetas com referências ao "Guia do Mochileiro das Galáxias" e usando um uniforme de comando da Frota Estelar de Star Trek, fazendo referência à capitã Kathryn Janeway de Voyager.

No mês passado, ela recriou uma cena da personagem de Sandra Bullock no filme "Gravity", no que aparentemente foi uma brincadeira entre astronautas que demorou sete anos para ser concluída.

Continua após a publicidade

Ativa no Twitter (@AstroSamantha), ela publicou nesta semana uma série de fotos de cidades brasileiras vistas do espaço durante uma passagem noturna da ISS sobre nosso país. Nelas aparecem Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo. "E aí, qual é a sua praia?", perguntou a astronauta.