Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saiba como assistir à sonda OSIRIS-REx coletando amostras do asteroide Bennu

Por| 19 de Outubro de 2020 às 17h45

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Pela primeira vez na história, a NASAcoletará amostas de um asteroide e transmitirá tudo ao vivo pela internet. Estamos falando da missão OSIRIS-REx (ou Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith Explorer), que levou uma sonda à órbita de Bennu, onde tocará a superfície para coletar amostras a serem trazidas para a Terra em 2023. A nave chegou à vizinhança do asteroide em dezembro de 2018, já tendo nos fornecido belas imagens e informações preciosas sobre este objeto espacial.

Estudar o asteroide Bennu não apenas nos dará informações importantes sobre um objeto que remete à formação do Sistema Solar, como também pode nos fornecer insights valiosos para desvendar a origem da vida, uma vez que Bennu parece conter moléculas que compõem os blocos de construção da vida como a conhecemos. Além disso, este objeto, cujo diâmetro é de aproximadamente 493 metros, é considerado potencialmente perigoso à Terra, com 1 chance em 2.700 de impactar nosso planeta no futuro — pesquisadores recentemente estimaram uma série de oito impactos em potencial, que podem acontecer entre os anos de 2169 e 2199.

Continua após a publicidade

O momento histórico será transmitido em tempo real pela NASA, que preparou uma programação diversificada tanto como aquecimento, quanto depois que o "pouso" acontecer — a coleta está prevista para as 19h12 (horário de Brasília) de terça-feira (20). Antes disso, por volta das 17h, a agência espacial exibirá a descida da espaçonave à superfície do asteroide para a manobra TAG (que significa "Touch-And-Go").

Confira a programação completa

Segunda-feira (19)

A NASA já iniciou a programação desde as 14h, com uma teleconferência contando com especialistas diversos falando sobre a missão e sobre o asteroide Bennu. Até as 18h30, a agência espacial responde, ao vivo, perguntas do público, enviadas pelas redes sociais.

Continua após a publicidade

Terça-feira (20)

A partir das 14h20 e até as 17h30, a NASA exibe uma animação mostrando, em tempo real, as atividades da OSIRIS-REx. A agência explica que a animação, que usa dados científicos reais em seus movimentos, começa com o giro da espaçonave para que ela fique na posição correta, a fim de realizar a manobra de partida da órbita.

Já a partir desse horário, por volta das 18h e até as 19h30, acontece o grande momento da transmissão ao vivo mostrando a sonda descendo à superfície de Bennu e realizando a tentativa de coleta das amostras. O evento será apresentado por Dante Lauretta, investigador principal da missão na Universidade do Arizona, ao lado de Michelle Thaller, comunicadora científica da NASA.

Quarta-feira (21)

Continua após a publicidade

Uma conferência começa às 18h, quando a NASA exibirá imagens e mais informações sobre a coleta das amostras realizada no dia anterior. Logo depois, a partir das 19h15 e até as 19h45, membros da equipe da OSIRIS-REx responderão mais perguntas do público, participando via redes sociais por meio da hashtag #ToBennuAndBack.

Como assistir ao vivo

A transmissão completa acontece no site NASA Live, mas você também pode assistir pelo vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Já se quiser acompanhar os principais momentos ouvindo explicações e comentários em português, você pode assistir à live do Mensageiro Sideral, que começa às 18h de terça-feira (20):

Fonte: NASA