Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Russos interrompem  caminhada espacial por falha em traje

Por| 17 de Agosto de 2022 às 17h28

Link copiado!

Thomas Pesquet/ESA
Thomas Pesquet/ESA

Uma falha em um traje espacial russo fez a agência espacial do país (Roscosmos) interromper uma caminhada espacial na Estação Espacial Internacional (ISS) na tarde desta quarta-feira (17).

Oleg Artemyev e Denis Matveev estavam fora da ISS, instalando câmeras a bordo de um novo braço-robô europeu acoplado ao módulo russo Nauka, quando a carga das baterias do traje de Artemyev caiu subitamente, cerca de duas horas após o início da atividade extra-veicular.

Com isso, a Roscosmos ordenou que o cosmonauta retornasse à escotilha da ISS para que pudesse “plugar” seu traje a uma fonte de alimentação interna. O problema afetou apenas Artemyev, e segundo a NASA o cosmonauta nunca esteve em perigo.

Continua após a publicidade

Entretanto, Matveev acabou tendo de retornar também, devido ao “Buddy System” (algo como “sistema de colegas”), um requisito de que uma caminhada espacial seja sempre feita em duplas. “O começo foi tão bom”, lamentou o cosmonauta enquanto retornava ao interior da estação.

Não foi a primeira vez que um problema técnico ocorreu durante uma caminhada espacial. Em 2013 o astronauta italiano Luca Parmitano quase se afogou quando uma válvula mal-conectada permitiu que a água de uma bolsa, usada para hidratar os astronautas durante as caminhadas, entrasse no capacete.

Já em março deste ano, a astronauta da NASA Kayla Barron encontrou água em seu capacete enquanto ajudava o astronauta da ESA Matthias Maurer a retirar o traje espacial após uma atividade fora da ISS.

Continua após a publicidade

Com isso, a NASA suspendeu temporariamente as caminhadas de seus astronautas, até que o traje de Maurer possa ser trazido de volta à Terra e inspecionado, algo que deve ocorrer nas próximas semanas.

Fonte: Phys