Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rover Perseverance registra lua Deimos no céu de Marte; confira o vídeo!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Agosto de 2021 às 11h38

Link copiado!

Twitter/NASAPersevere
Twitter/NASAPersevere
Tudo sobre NASA

O rover Perseverance, da NASA, pousou em Marte para estudar as rochas do planeta em busca de sinais de formas de vida, caso tenham existido, e coletar amostras. Por isso, o rover passa a maior parte do tempo analisando o solo mas, de tempos em tempos, também observa o céu — tanto que, enquanto avistava nuvens, o Perseverance gravou um novo vídeo do céu marciano que incluiu a pequena lua Deimos.

O vídeo com a “participação especial” da lua foi publicado no perfil do rover no Twitter. “Fiz esse curto vídeo em time-lapse para observar nuvens, e capturei algo mais: observe atentamente e você encontrará Deimos, uma das duas luas de Marte”, escreveram os oficiais na publicação, como se fosse o rover explicando.

Confira:

Continua após a publicidade

O ponto brilhante que aparece no vídeo acima é Deimos, a menor lua de Marte. Com diâmetro de 12,4 km, Deimos orbita o planeta a 23.458 km de altitude, levando 30 horas para completar voltas quase circulares em torno do Planeta Vermelho. Já a outra lua marciana, Fobos, mede cerca de 22 km de diâmetro e orbita Marte à altitude de 9.234 km — para comparação, a nossa Lua tem 3.475 km de diâmetro e fica a mais de 300 mil km da Terra. É possível que as duas luas marcianas sejam, na verdade, asteroides capturados pela gravidade do planeta.

Esta não é a primeira vez que um rover da NASA registra os satélites naturais de Marte: o rover Curiosity, por exemplo, está na cratera Gale desde 2012 e, durante os nove anos de exploração do planeta vizinho, já fez várias capturas das duas luas. Em uma delas, o robô pôde flagrar dois eclipses solares graças aos “óculos” especiais que equipam a câmera MastCam, que permitiram filmar Fobos e Deimos passando em frente ao Sol.

Fonte: Space.com