Rover Perseverance encontra pedaço de "lixo prateado" em Marte
Por Wyllian Torres • Editado por Rafael Rigues |
O rover Perseverance, da NASA, fotografou uma objeto prateado entre as rochas da cratera Jezero, que os cientistas da missão acreditam ser parte da manta térmica que protegeu o rover durante sua descida à superfície de Marte em fevereiro do ano passado.
- Rover Perseverance registra eclipse solar em Marte; confira o vídeo!
- Galhos petrificados? Rover Curiosity registra nova formação intrigante em Marte
A imagem, compartilhada nesta segunda-feira (13), revela um pedaço brilhante da manta térmica, parecida com papel alumínio, usada há mais de um ano. Mas o mais surpreendente não é este pedaço estar aparentemente intacto, mas o local onde foi encontrado.
A equipe da missão explicou que o estágio de descida do rover pousou a cerca de 2 km de distância do local onde a manta foi encontrada. Ainda não se sabe se este objeto se desprendeu durante o pouso e caiu ali logo após chegar a Marte ou se foi soprado pelos ventos marcianos.
Não é a primeira vez que “sobras” da chegada do Perseverance a Marte são encontradas pela cratera Jezero. Em abril, o helicóptero Ingenuity, companheiro de missão, sobrevoou a carenagem (backshell) e paraquedas usados na descida.
Enquanto o Perseverance percorre a cratera em busca de sinais de vida antiga em Marte, ele tira fotos de outros objetos interessantes que encontra pelo caminho. Além do que sobrou de seus equipamentos de descida, ele recentemente fotografou uma formação rochosa semelhante a uma cabeça de cobra.
Fonte: Via Space.com