Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rover Perseverance coleta primeiras amostras de areia e poeira em Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Dezembro de 2022 às 19h03

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech

Nesta quarta-feira (7), a NASA anunciou que o rover Perseverance coletou duas novas amostras da superfície de Marte. O novo material foi obtido entre os dias 2 e 6, mas ao contrário das 15 amostras rochosas obtidas até então, desta ver o rover coletou material de uma estrutura de areia e poeira semelhante a uma duna, mas menor.

As novas amostras foram armazenadas em dois tubos metálicos de coleta, e a equipe da missão vai analisar a possibilidade de deixar um deles depositado na superfície do planeta ainda neste mês, como parte da campanha Mars Sample Return. Com a iniciativa, a NASA e a Agência Espacial Europeia planejam trazer as amostras à Terra para estudos.

Continua após a publicidade

Assim como aconteceu durante as coletas anteriores, as novas amostras foram obtidas com a broca no fim do braço robótico do rover. A diferença é que, desta vez, a broca tinha estrutura parecida com um “espinho”, com perfurações para coletar material menos agrupado.

A maior parte das amostras trazidas ao nosso planeta por meio da campanha serão rochosas, mas os cientistas também querem estudar o regolito (rochas quebradas e poeira) para entender os processos geológicos e ambientais em Marte. Além disso, este material pode ajudar também a reduzir parte dos desafios que os futuros astronautas devem encontrar em missões no planeta.

Tanto a poeira quanto o regolito conseguem danificar naves e instrumentos científicos. Sozinho, o regolito é capaz de reduzir a velocidade dos rovers se deslocando na superfície de Marte, e as missões do programa Apollo mostraram que os grãos do regolito lunar podem ser afiados o suficiente para causar perfurações microscópicas nos trajes dos astronautas. Assim, estudos destes compostos são de grande importância para o planejamento de missões futuras para o Planeta Vermelho.

Fonte: NASA