Rover e lander da Índia "dormem" na Lua após concluir experimentos
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

O lander e o rover da missão Chandrayaan-3, da Índia, entraram no modo de hibernação na Lua no domingo (3). A novidade foi anunciada pela agência espacial indiana ISRO no X, o antigo Twitter, e vem após os dispositivos concluírem duas semanas de experimentos em solo lunar.
Segundo a ISRO, o Vikram iniciou sua hibernação às 23h de domingo e suas cargas úteis foram desativadas. Por outro lado, os receptores seguem ativos e bateria dele está carregada, já que a ISRO espera que o módulo de pouso possa retomar suas atividades quando o Sol voltar a iluminar a região no fim de setembro.
Já o rover Pragyan segue em estado parecido com o do lander. Ele foi desativado após 10 dias de atividades, e suas baterias estão carregadas e seu receptor segue ativado. “Esperamos um despertar de sucesso para outro conjuntos de tarefas”, afirmou a ISRO, em uma publicação no X.
A medida foi necessária porque o rover e seu módulo de pouso não têm unidades de aquecimento com radioisótopos, que normalmente são usadas para ajudar as espaçonaves e seus componentes a resistirem ao frio da noite lunar.
A missão completou seus objetivos primários e, inclusive, foi além deles. A Chandrayaan-3 foi enviada à Lua para demonstrar um pouso suave e seguro na região do polo sul lunar, apresentando também o deslocamento do rover na superfície e a condução de experimentos científicos por lá. Durante a estadia, o rover detectou elementos e variações de temperatura por lá.
Fonte: SpaceNews