“Rosquinha” em Marte: rocha curiosa pode ser meteorito
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

O rover Perseverance encontrou mais uma rocha inusitada enquanto explora a cratera Jezero, em Marte. Desta vez, o que chama a atenção nela não é sua cor, mas sim seu formato circular com uma abertura no meio, lembrando o do doce.
- Além da "porta alienígena": veja outras coisas estranhas já vistas em Marte
- Como a NASA escolhe os nomes das rochas em Marte?
A rocha foi encontrada pelo Perseverance em junho, e o astrônomo amador Stuart Atkinson processou a imagem dela. “Posso estar errado, mas acho que o rover Perseverance encontrou um grande meteorito em formato de anel na cratera Jezero”, escreveu, em um tuíte.
Parece que a explicação dele está correta. Segundo uma publicação dos membros do Instituto de Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI), tal “rosquinha” pode ser um grande meteorito, cercado por fragmentos deixados após a queda.
O “donut marciano” se junta agora às outras rochas curiosas já encontradas pelo Perseverance desde seu pouso em Marte, ocorrido em 2021. Uma delas tinha uma coloração esverdeada, enquanto outra tinha formato que lembrava o de um livro aberto.
Muitas das rochas intrigantes por lá foram formadas pela ação da água líquida. Conforme correu pelo planeta no passado, a água levou consigo minerais, depositando-os ao longo do tempo. Com a erosão causada pelos ventos, as rochas formadas pelos minerais acabaram esculpidas em formatos diversos.