Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rocket Lab ensaia captura de parte de foguete com helicóptero; veja o vídeo

Por| Editado por Rafael Rigues | 27 de Abril de 2022 às 15h00

Link copiado!

Rocket Lab via Twitter
Rocket Lab via Twitter

Enquanto o primeiro estágio de um foguete desce pelo céu, um helicóptero o "agarra". Se as condições climáticas permitirem, a Rocket Lab tentará colocar este procedimento em prática nesta quinta-feira (28) com a missão "There And Back Again". Mas enquanto o grande dia não chega, a empresa divulgou um vídeo breve de um "ensaio" da operação de captura.

O vídeo tem pouco mais de 1 minuto e foi publicado no Twitter da empresa nesta terça-feira (26). “Enquanto esperamos as condições climáticas ideais para a missão There And Back Again, a equipe de recuperação vem realizando testes de captura com um simulador de primeiro estágio”, escreveram no tuíte. “Nossos pilotos fazem isso parecer fácil!”

Abaixo, você confere o vídeo do teste de captura:

Continua após a publicidade

Na sequência, conferimos o helicóptero capturando o objeto. Conforme ele desce em direção à Terra, o helicóptero se aproxima do “foguete” desacelerado por um paraquedas e prende um gancho nas cordas, transportando o componente para um local em solo.

Um helicóptero foi escolhido para a estratégia porque o primeiro estágio do foguete Electron é pequeno demais para ter combustível suficiente para um pouso controlado, como aqueles realizados pelos foguetes Falcon 9, da SpaceX.

Captura da Rocket Lab em prática

Continua após a publicidade

A missão "There And Back Again" é o próximo lançamento da Rocket Lab, que levará ao espaço 34 satélites de diferentes clientes em um foguete Electron. Claro que há expectativas para a liberação dos satélites, mas o momento mais aguardado mesmo será o fim da missão, quando a empresa tentará recuperar o primeiro estágio do veículo lançador.

Alguns minutos após o lançamento, os estágios do foguete vão se separar; enquanto o segundo segue viagem para levar os satélites à órbita, o primeiro retornará para a Terra. Esta será a primeira tentativa de capturar um primeiro estágio real com este método. Se o procedimento der certo, o estágio deverá ser analisado, para as equipes da empresa verificarem se poderá ser reutilizado.

Fonte: Space.com