Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rocket Lab usará helicóptero para recuperar booster de foguete em próxima missão

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Abril de 2022 às 14h40

Link copiado!

Reprodução/Business Wire
Reprodução/Business Wire

A Rocket Lab realizará sua primeira tentativa, em uma missão oficial, de recuperar o primeiro estágio de seu foguete Electron com um helicóptero. Este será um passo importante para que a empresa consiga reutilizar seu booster em outros voos. O lançamento está previsto para acontece em 19 de abril.

A Rocket Lab trabalha para tornar parte de seu foguete Electron reutilizável. Para isso, um helicóptero será utilizado para recuperar, ainda no ar, o primeiro estágio do veículo, minutos após o lançamento. "Estamos empolgados em entrar nesta próxima fase do programa de recuperação Electron", disse o CEO da empresa, Peter Beck.

Continua após a publicidade

Beck citou as várias recuperações com o helicóptero com réplicas do primeiro estágio, além de extensos testes com o paraquedas que auxilia a descida do booster. “Recuperamos com sucesso o primeiro estágio durante nossas 16ª, 20ª e 22ª missões”, acrescentou.

Chamada "There and Back Again" (“lá e de volta outra vez”, em tradução literal), a missão decolará a partir do Complexo de Lançamento da Rocket Lab, localizado na Nova Zelândia. Com 18 metros de altura, este será o 26º voo orbital do foguete Electron e da empresa.

Seu principal objetivo será colocar em órbita 34 satélites para diversas empresas, mas a recuperação do primeiro estágio com o helicóptero é o que cria a maior expectativa na missão.

Etapas da missão da Rocket Lab

Continua após a publicidade

A Rocket Lab decolará com seu helicóptero cerca de uma hora antes do lançamento do foguete. O veículo aéreo Sikorsky S-92 será conduzido para uma posição a 280 km da costa da Nova Zelândia. Uma vez lançado, os dois estágios do foguete vão se separar 2,5 minutos após a decolagem.

Enquanto o segundo estágio continua seu voo para entregar os satélites em órbita, o primeiro volta para a Terra. O booster abrirá um pequeno paraquedas quando estiver a 13 km acima do Pacífico e, então, um maior quando estiver a 6 km de altitude.

Esses paraquedas reduzirão a velocidade do booster para 36 km/h, o suficiente para que o helicóptero entre em ação. O veículo aéreo cruzará o caminho do primeiro estágio e tentará agarrar a linha do paraquedas com um ganho. Em seguida, o Sikorsky conduzirá o propulsar até a base terrestre.

Continua após a publicidade

Uma vez recuperado, o primeiro estágio passará por análises e uma avaliação para saber se ele poderá ser reutilizado. Vale lembrar que a Rocket Lab trabalha em um foguete maior, chamado Neutron, projetado para ser parcialmente reutilizado e cujo primeiro voo deve acontecer em 2024.

Fonte: Business Wire