SpaceX lança dois foguetes Falcon 9 em um único dia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
A SpaceX levou mais um conjunto de satélites Starlink à órbita com um foguete Falcon 9, lançado das instalações de Base da Força Aérea de Vandenberg. Cerca de 16 horas depois, a empresa já lançou uma nova missão, também com um foguete Falcon 9, mas a partir de Cabo Canaveral e levando um satélite de comunicação da Turquia. Ambas as missões foram lançadas no último sábado (18).
- Starlink: saiba tudo sobre a megaconstelação de satélites de internet da SpaceX
- Foguetes: quando foram criados e como funcionam?
O primeiro lançamento aconteceu com o propulsor B1051, um dos mais antigos da empresa. O foguete deixou a plataforma com sucesso e liberou um conjunto de 52 satélites Starlink no espaço, com o primeiro estágio retornando para pousar em uma embarcação no Oceano Pacífico. Esta missão marcou o 11º lançamento e pouso de um propulsor reutilizável de um Falcon 9.
Mais de 15 horas depois, mais um foguete Falcon 9 decolou. O segundo lançamento ocorreu às 00h58 (horário de Brasília), das instalações de Cabo Canaveral, levando o satélite Turksat 5B ao espaço. Aproximadamente nove minutos após deixar a plataforma, o primeiro estágio do foguete retornou e pousou na embarcação A Shortfall of Gravitas, uma das mais novas da SpaceX.
Produzido pela Airbus, o Turksat 5B deverá operar por 15 anos para proporcionar cobertura de banda larga para a Turquia, Oriente Médio, Europa e algumas regiões da África. Junto do Turksat 5A, também lançado pela SpaceX no início do ano, o novo satélite prosseguirá o trabalho da Turquia para expandir sua presença no espaço. Ele ficará em uma órbita a mais de 36 mil km de altitude, transmitindo cobertura nas bandas Ku e Ka.
Este foi o 30º lançamento feito pela SpaceX neste ano e foi também o terceiro do propulsor B1067, um dos mais novos da frota da empresa. As duas missões foram separadas por um intervalo de 15 horas, 16 minutos e 19 segundos. Agora, a SpaceX já passa de mais de 130 voos feitos com foguetes Falcon 9, sendo que a maioria deles aconteceu com foguetes reutilizados. Neste ano, somente uma das missões foi lançada com um veículo totalmente novo.
E desacelerar o ritmo de lançamentos não parece fazer parte dos planos da SpaceX. Já nesta terça-feira (21), outro Falcon 9 deverá ser lançado com uma cápsula cargueira Dragon em seu topo, que levará suprimentos à Estação Espacial Internacional. Com esta missão, a SpaceX terá somado 31 lançamentos em 2021.
Fonte: Space.com, Spaceflight Now