Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Robô saltador poderá auxiliar na exploração da Lua

Por| Editado por Rafael Rigues | 27 de Abril de 2022 às 20h00

Link copiado!

Elliot W. Hawkes
Elliot W. Hawkes

Um robô capaz de saltar mais de 100 vezes sua própria altura pode conseguir atravessar terrenos irregulares na Lua, explorando a superfície do nosso satélite natural mais rapidamente que um rover com rodas. O robô foi projetado por Elliot Hawkes, da Universidade da Califórnia, junto de colegas, que desenvolveram um protótipo de 30 cm capaz de saltar a até 32,9 m de altura.

Projetado com fibra de carbono, o robô pesa apenas 30 g e usa um pequeno motor somado a um sistema de engrenagens que comprime suas molas. A energia é então liberada rapidamente, lançando o robô ao céu. Após pousar, ele consegue se endireitar sozinho, flexionando as molas e se preparando para mais um salto.

Você pode conferir tudo isso em prática no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Segundo Hawkes, a altitude máxima que animais conseguem alcançar em saltos depende do trabalho que seus músculos conseguem realizar em um único acionamento. Já o robô supera esta limitação com um pequeno motor, que tensiona as molas ao longo de várias rotações; assim, ele salta só após conseguir armazenar uma grande quantidade de energia.

Na Lua, o robô poderia alcançar alturas de aproximadamente 125 m, percorrendo meio quilômetro a cada movimento e se tornando uma ótima máquina para a exploração lunar. “A Lua é verdadeiramente o lugar ideal para saltar”, disse Hawkes. “A gravidade é apenas um sexto daquela da Terra, e basicamente não existe ar”, explicou. Por aqui, cerca de 25% da altitude potencial no salto é perdida em função do atrito com o ar.

Para o autor, o robô poderia saltar para a lateral de um penhasco inacessível, ou ir para o fundo de uma cratera, coletar amostras e levá-las a um rover. Já Pietro Valdastri, da Universidade de Leeds, sugere outras aplicações para o robô. “Esta tecnologia tem grande potencial para ser integrada aos robôs projetados para resgatar pessoas após desastres, como tsunamis ou terremotos”, disse.

Continua após a publicidade

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Nature.

Fonte: Nature; Via: News Scientist