Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rede Starlink pode chegar à "conectividade global completa" em cinco lançamentos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Abril de 2021 às 12h50

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Na semana passada, a SpaceX lançou mais uma leva de 60 satélites Starlink. Um dia antes do lançamento, Gwynne Shotwell, presidente e diretora de operações da empresa, comentou durante uma conferência virtual realizada no evento LEO Digital Forum que a constelação de satélites pode chegar à “conectividade global completa” em apenas alguns meses, o que pode ser alcançado com cinco lançamentos.

No dia seguinte, a SpaceX realizou seu 23º lançamento de satélites Starlink, somando o total de unidades na órbita para 1.369, sendo que quase 500 deles foram lançados somente neste ano. Então, se considerarmos os planos atuais da SpaceX, é possível que a empresa realmente consiga oferecer cobertura completa para 99% das pessoas no mundo já em setembro, o que iria exigir cerca de 1.700 satélites ativos.

Continua após a publicidade

Dos 1.383 satélites operacionais já lançados pela SpaceX, aproximadamente 1.369 ainda estão em órbita e pelo menos 1.356 seguem operando conforme o esperado; ainda, há mais de 900 que já chegaram às órbitas finais e seguem operacionais, enquanto 400 parecem estar em órbitas estacionárias de longo prazo, a centenas de quilômetros abaixo das órbitas de operação.

Embora não esteja claro o que a fala de Shotwell significa exatamente em termos técnicos, essa será uma conquista impressionante para a empresa se realmente ocorrer; afinal, o primeiro lançamento dos satélites ocorreu em 2019, e foi somente no ano passado que a SpaceX passou a oferecer inscrições para os testes beta do serviço para clientes de algumas regiões — algo que será expandido gradualmente.

Além disso, dependendo do que a SpaceX considera como “cobertura global”, é possível que este cronograma mude — até porque as regiões polares da Terra iriam exigir um número ainda maior de satélites, e ainda não está claro se a SpaceX tem planos para elevar o número de unidades de cobertura dessas regiões.

De qualquer forma, a SpaceX parece ter feito uma pausa de duas semanas nos lançamentos para focar na missão Crew-2, que será a segunda missão totalmente operacional realizada com a nave Crew Dragon, com lançamento estimado para o final do mês de abril. Depois, a empresa deverá retomar os lançamentos no final de abril ou início de maio.

Continua após a publicidade

Fonte: Futurism, Teslarati