Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rede de telescópios que fez a 1º foto de buraco negro prepara novas observações

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Março de 2022 às 13h52

Link copiado!

EHT Collaboration
EHT Collaboration

Os telescópios que compõem o Event Horizon Telescope (EHT) estão se preparando para a campanha de observações de 2022. Neste ano, os telescópios da rede terão sete dias de observações remotas, para examinar objetos como buracos negros e quasares. Assim como aconteceu no ano passado, o EHT seguirá com as atividades conduzidas remotamente em função da pandemia de covid-19.

Eduardo Ros, secretário de conselho do telescópio e coordenador científico no Max Planck Institute of Radio Astronomy, explica que a janela para as observações remotas se abre nesta terça-feira (15) e segue até o dia 28 de março, como uma forma de garantir a continuidade do trabalho no caso de condições climáticas desfavoráveis ou outros problemas. Além disso, a campanha deste ano contará com as oito instalações que produziram a primeira foto de um buraco negro, junto de outras três.

Continua após a publicidade

Estes novos parceiros que se juntam à campanha vão permitir a coleta de dados de ainda mais tipos de luz do que a equipe do EHT conseguiu obter para a foto do buraco negro da galáxia Messier 87, divulgada em 2019. Segundo ele, os estudos realizados neste ano vão incluir este buraco negro e Sagittarius A*, aquele a aproximadamente 25 mil anos-luz da Terra no coração da Via Láctea.

Os 11 observatórios estão em diferentes lugares do mundo, indo desde a Groenlândia até o Havaí. Por isso, como haverá diferentes padrões climáticos em cada local, a colaboração do EHT realizará as tentativas de observação entre março e abril. A rede de telescópios irá trabalhar com o apoio remoto nos locais de observação através do que Ros classificou como uma “iniciativa parecida” com aquela adotada no ano passado.

A campanha de 2022 representa o segundo ano consecutivo de observações do EHT após dois anos de pausa nas atividades. Em 2019, o trabalho foi cancelado por motivos operacionais, e em 2020, houve um novo cancelamento devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Fonte: Space.com