Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Projeto que tirou a 1ª foto real de um buraco negro cancela observações de 2020

Por| 18 de Março de 2020 às 18h26

Link copiado!

EHT
EHT

Estão canceladas todas as observações agendadas para 2020 do Event Horizon Telescope (EHT), aquele que nos proporcionou a primeira imagem real de um buraco negro no ano passado, entrando para a história da ciência. O motivo? A pandemia global da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

O EHT não é exatamente um telescópio tradicional, sendo composto por uma rede global de observatórios que, juntos, acabam funcionando como um enorme telescópio virtual, do tamanho da Terra. O cancelamento das observações deste ano é consequência do fechamento dos telescópios individuais que compõem a rede, uma vez que a recomendação global, neste momento e por tempo indeterminado, é o isolamento social, com todos os que podem trabalhar remotamente adotando essas medidas.

Continua após a publicidade

O comunicado oficial do projeto diz que no final de março aconteceriam observações "para expandir e aprimorar o primeiro conjunto de resultados publicados há aproximadamente um ano, incluindo a primeira imagem de um buraco negro na galáxia M87", mas "lamentavelmente, vários observatórios participantes foram fechados em resposta à crescente crise do coronavírus, e foi necessário cancelar nossas observações".

O problema é que tais observações não podem ser retomadas quando a crise da COVID-19 passar, pois "uma combinação de padrões climáticos e mecânica celeste torna impossível realizar uma observação de alta qualidade do EHT em qualquer época do ano, exceto no final de março e até o início de abril". Ou seja: o projeto precisará esperar até março de 2021 para retomar seus trabalhos.

O comunicado continua, dizendo que, agora, o pessoal envolvido com as observações do EHT se dedicará "à conclusão das publicações científicas a partir dos dados obtidos em 2017 e na análise dos dados aprimorados em 2018".

Continua após a publicidade

Em 2021, o EHT contará com um número ainda maior de observatórios interligados, subindo essa quantidade para um total de 11 espalhados por todo o mundo. Para obter a imagem real do buraco negro que fica no centro da galáxia M87, o EHT contou com oito radiotelescópios em sua rede.

Fonte: Event Horizon Telescope