Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é Jeremy Hansen, canadense que vai à Lua na Artemis II

Por| Editado por Patricia Gnipper | 04 de Abril de 2023 às 14h09

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O astronauta canadense Jeremy Hansen será o especialista de missão da Artemis II. Sua participação foi revelada nesta segunda-feira (3) pela NASA e pela agência espacial canadense (CSA), em evento que anunciou os nomes dos quatro membro dessa jornada lunar.

Além de Hansen, a tripulação é composta por Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, astronautas da NASA.

O canadense integra o Programa Artemis por meio de um acordo fechado entre os Estados Unidos e o Canadá, tornando-se o primeiro astronauta de fora dos EUA que deixará a órbita da Terra e voará rumo à Lua. Tudo isso deve acontecer no final de 2024.

Continua após a publicidade

Além de fazer parte da tripulação do Programa Artemis, o Canadá contribui também com o braço robótico Canadarm3, que será instalado na estação Gateway, que ficará na órbita da Lua. 

Quem é o astronauta Jeremy Hansen?

Nascido em Ontário, no Canadá, Hansen é bacharel em Ciência Espacial pelo Colégio Militar Real e mestre em Ciência da Física. Aos 17 anos, recebeu sua licença de piloto privado e insígnia de asas, que o levaram a integrar o Colégio Real Militar em Saint-Jean-sur-Richelieu, na província do Quebec.

Continua após a publicidade

Entre 2004 e 2009, serviu como piloto de um caça CF-18 e foi Oficial de Operações de Combate, cuidando da implantação de exercícios e operações de voo no Ártico. Já coronel em 2009, Hansen e outro candidato foram selecionados pela campanha de recrutamento da agência espacial canadense.

Ele finalizou o treinamento de astronauta em 2011 e começou a trabalhar como “capcom”, sendo responsável pela comunicação entre o centro de controle de missão em solo e a Estação Espacial Internacional. Em 2017, Hansen se tornou o primeiro canadense apto a liderar uma classe de astronautas da NASA, sendo o responsável pelos candidatos do Canadá e Estados Unidos no programa de treinamento de astronautas da agência espacial norte-americana.

Na Artemis II, atuará como especialista de missão.

Continua após a publicidade

Fonte: CSA